FCDF volta a ser objeto de cobiça

Publicado em CB.Poder
FCDF
FCDF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux

A Marcha dos Prefeitos não foi somente de amabilidades para o Distrito Federal. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, atacou o Fundo Constitucional do Distrito Federal. Ao comentar as dificuldades financeiras dos municípios, o dirigente da CNM listou várias distorções enfrentadas pelos gestores municipais. E disparou contra o FCDF.

“Existem algumas excrescências que precisam ser enfrentadas. Vocês sabem quanto o DF tem no Fundo Constitucional? R$ 26 bilhões. Será que isso é normal? Nós vamos aceitar isso?”, disse Ziulkoski para uma plateia formada de 12 mil pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. Também estavam lá o presidente Lula, diversos ministros e os presidentes da Câmara e do Senado.

Ziulkoski foi além. Disse que o DF recebe dinheiro dos municípios, apesar de ter apenas um governador. “Vamos discutir essa parte ou não vamos?”, desafiou o presidente da CNM.

Ataques recorrentes

Em pelo menos duas ocasiões, o Fundo Constitucional do DF foi alvo de ataques, tanto do Congresso Nacional, quanto do governo federal. Há um movimento constante para reduzir os recursos encaminhados à capital da República, que atende a todos os brasileiros. Mais uma vez: Brasília é sede dos Poderes constituídos, abriga as representações diplomáticas. Não se trata de uma cidade qualquer.

Brasília é mais

Movimentos contra a FCDF denotam uma profunda incompreensão do papel de Brasília. Em primeiro lugar, estamos falando da terceira maior cidade do país, com praticamente 3 milhões de habitantes. Temos mais de 30 regiões administrativas em uma região que está impedida de ter grandes indústrias. Além disso, os serviços públicos oferecidos por Brasília atendem a uma grande parcela da população do Entorno.

Ninguém defende?

É preciso, portanto, que as autoridades locais — o governador Ibaneis Rocha, a vice-governadora Celina Leão, a bancada parlamentar do DF no Congresso Nacional e a Câmara Legislativa se mobilizem para impedir mais essa ofensiva contra a cidade.

******

Piauí é aqui

O governador Ibaneis Rocha recebeu prefeitos, senadores e vereadores do estado do Piauí para um jantar ontem. Entre os convidados, estava o atual prefeito de Corrente, Filemon Paranaguá (PSD), cidade em que o chefe do Buriti viveu dos 8 aos 15 anos. O grupo, cerca de 150 pessoas, veio a Brasília para a Marcha dos Prefeitos. Estima-se que aproximadamente 300 mil moradores do Distrito Federal sejam naturais do Piauí.

Brasilienses brilham no alistamento militar

Mais de duas mil jovens que vivem no DF se inscreveram, até agora, para concorrer ao alistamento feminino voluntário, aberto este ano pelo Ministério da Defesa, de forma pioneira e inédita no país. O projeto é a menina dos olhos do ministro José Mucio. Ele entende que essa é uma forma de inserção social que pode transformar a vida dessas moças e de suas famílias. Em visita ao Setor Militar Urbano, Mucio ficou impressionado com a quantidade de voluntárias. “Esse é um trabalho de formação muito sério, que vai capacitar e abrir portas para as jovens de todo o país”, disse. As voluntárias já estão passando por fases de seleção, mas as inscrições vão até 30 de junho. O requisito básico é completar 18 anos em 2025.

Frio de rachar

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vai disponibilizar nos próximos dias um abrigo para pernoite de pessoas em situação de rua no Cief, na 907 Sul. A medida faz parte do Plano Distrital de Acolhimento coordenado pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.

Bendita entre os homens

Primeira presidente mulher da Embrapa, Silvia Massruhá é protagonista nas negociações do II Diálogo Brasil África, realizado esta semana em Brasília. Ela recebeu missão diplomática com integrantes de Ruanda,  da Líbia e da República Democrática do Congo para fechar parcerias de melhoramento genético do milho e cultivares de mandioca, além de tecnologias para levar água do deserto do Saara para a região litorânea da Líbia. Hoje as delegações visitam a Embrapa Semiárido para conhecer tecnologias de convivência com a seca no Nordeste, região de clima semelhante aos dos países africanos.

O golpe do falso advogado, não

Para combater o chamado “golpe do falso advogado”, a OAB lançou a plataforma ConfirmADV. O funcionamento da ferramenta é simples. Qualquer cidadão pode acessar o site confirmadv.oab.org.br, inserir o número de inscrição do advogado, o estado e o e-mail informado. Um alerta é encaminhado ao endereço eletrônico cadastrado, e o advogado tem até cinco minutos para confirmar a solicitação.

Desde 2019, sem ordem do mérito, a cultura voltou!

O fotógrafo Orlando Brito e o cineasta Vladimir Carvalho foram homenageados ontem.

Doutor Honoris Causa

O pernambucano Raul Jungmann recebe hoje, às 19h, o Título de Doutor Honoris Causa do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), às 19h, na Asa Sul. Diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Jungmann foi deputado federal por três mandatos e ocupou em quatro ocasiões o cargo de ministro de estado: Política Fundiária (1996-1999), do Desenvolvimento Agrário (1999-2002), da Defesa (2016-2018) e da Segurança Pública (2018-2019).

Barroso, Karnal, Preto Zezé, Eliana Cruz e a diversidade

A Semana da Justiça pela Diversidade Cultural começa com uma série de atividades voltadas ao diálogo sobre identidade, inclusão, justiça e respeito às diferenças. A programação inclui debates, palestras e apresentações musicais na Praça dos Três Poderes, com representantes de diversos ritmos e tradições brasileiras. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, ressaltou a diversidade como valor democrático que deve ser promovido e protegido. “Somos um extraordinário povo multirracial, multicultural, com alegria de viver. Se acertarmos o passo em áreas como erradicação da pobreza, educação e ética, temos tudo para ser a sensação do mundo”. Um país, muitas vozes: pluralismo e democracia foi o tema do painel inaugural, que reuniu o escritor Leandro Karnal, a jornalista Eliana Alves Cruz, o líder comunitário Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa-RJ), e a jurista Flávia Piovesan, especialista em direitos humanos.

UnB segue em greve

Após decidirem, ontem, em assembleia manter a paralisação que já dura dois meses, os técnicos da UnB procuraram ex-reitores para fortalecer o movimento e ajudar no estabelecimento de uma mesa de negociação com SINTFUB, Comando de Greve, Reitoria, MGI, AGU e TCU. A greve foi deflagrada em março para que recebam integralmente a parcela de 26,05% do salário, conhecida como URP, conquistada por decisão do STF em novembro de 2024. O STF e a AGU concordaram com o direito dos técnicos, que recebem esse percentual há mais de 30 anos, desde que haja desconto progressivo nos salários daqui para frente, o que é refutado pela categoria.

O primor do balé

O Ballet Clássico de St. Petesburg é atração no dia 29 no Auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com as obras Carmem (suíte) e O lago dos cisnes (suíte). E por falar em balé, ontem o Senado celebrou os 25 anos de fundação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com um espetáculo especial no plenário da Casa.

O protagonismo das mulheres na agricultura…

Premiada número 57, a décima mulher do mundo e a primeira no Brasil no World Food Prize, Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja, diz que a agricultura do futuro é feminina. “Tivemos os laureados, o Alison Paulinelli, Edson Lobato em 2006, era aquela visão masculina: abrir fronteira, produzir cada vez mais. Daqui para frente será assim: vamos aumentar o rendimento, fazer uma agricultura sustentável, deixar um legado rico de solo saudável para os nossos filhos. As mulheres dominarão a agricultura do futuro”.

…E nas artes

O STJ, em parceria com a Comissão TRF1 Mulheres promove, amanhã, às 10h, a palestra O Protagonismo da Mulher nas Artes, com a atriz Ingrid Guimarães, as ministras Nancy Andrighi e Edilene Lobo e a advogada Marta Fadel.