1_24102024mf25-40970104

Exoneração amadurecida

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital publicada por Ana Maria Campos 

Há tempos, a médica Lucilene Florêncio pensava em deixar a Secretaria de Saúde. Há três semanas, ela chegou a pedir exoneração. O problema é que Lucilene vinha sendo cobrada pelo governador Ibaneis Rocha. A secretária, que pediu demissão ontem, reclamava que a maior parte dos recursos da saúde era destinada ao Iges-DF, segundo relato de integrantes do governo.

Campeã de emendas

A Secretaria de Educação reconheceu a deputada Paula Belmonte (Cidadania) como a parlamentar que mais destina recursos de emendas  para a área. Durante audiência pública realizada ontem, sobre a situação do transporte escolar no DF, o secretário-executivo da pasta, Isaías Aparecido da Silva, elogiou o empenho da distrital no investimento em escolas. “A deputada Paula é campeã em emendas para a educação”, declarou o secretário. Somente no ano passado, foram R$ 11 milhões destinados por Paula Belmonte às escolas públicas do DF. Durante a audiência, a distrital cobrou mais transparência na gestão dos recursos públicos alocados no serviço, estimados pela pasta em R$ 269 milhões. Também se comprometeu a continuar acompanhando os casos de alunos não atendidos pelo serviço.

Exposição Brasília – da Utopia à Capital chega a Marselha

A curadora Danielle Athayde está de malas prontas para Marselha, na França, onde acertará os últimos detalhes da exposição Brasília – da Utopia à Capital. A mostra será realizada no icônico edifício Cité Radieuse, projeto brutalista de Le Corbusier, um dos maiores nomes da arquitetura modernista. Com um acervo de obras e documentos históricos, a mostra explora a singularidade de Brasília, seu planejamento visionário e o modernismo que a tornou um ícone mundial. A exposição está prevista para acontecer entre 19 de abril e 26 de maio na cidade que ostentou os títulos de Capital Europeia da Cultura (2013) e da Inovação (2023). A escolha do Cité Radieuse como espaço expositivo estabelece um diálogo natural entre a vanguarda arquitetônica de Le Corbusier e o traçado único de Brasília.

“Estamos entusiasmados com essa colaboração e ansiosos para compartilhar a história de Brasília com o público francês”, afirma Danielle Athayde.

Gol na luta contra a exclusão 

O Senac Nacional acaba de adotar uma medida importante na pauta da inclusão. O restaurante que funciona no Senado Federal contratou, pela primeira vez na rede, uma profissional portadora da Síndrome de Down, a jovem Fernanda, para trabalhar diretamente no serviço de mesa. É avanço na luta contra o preconceito e a exclusão, inspirado em iniciativa do próprio Senado que, desde 2010, em parceria com a Apae-DF, emprega jovens portadores de Down para trabalhos de higienização e manutenção de documentos em sua Biblioteca.

Almoço adiado

Seria amanhã, no restaurante Sal Gastronomia, em São Paulo, o almoço de comemoração do aniversário de 90 anos do jurista Ives Gandra Martins. A celebração foi adiada porque o aniversariante foi internado. Encontra-se estável e reagindo bem. Assim que estiver recuperado, receberá os convidados.

Vai dar …

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), na foto, e o então advogado-geral da União, Bruno Bianco, são apontados pelo delator Mauro Cid como os aliados de Bolsonaro que se manifestaram “terminantemente contra uma tentativa de golpe de Estado”. Está também, nessa lista, o filho “01′, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Todo governante precisa ter a seu lado aqueles conselheiros que dizem o que não se quer ouvir.

A pergunta que não quer calar

Qual vai ser o impacto na campanha eleitoral da delação premiada de Mauro Cid, que afirmou ter visto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro pressionar o marido, Jair Bolsonaro, a executar o plano de golpe para se manter no poder? Possível candidata ao Senado pelo Distrito Federal, Michelle vai perder votos ou o eleitor bolsonarista não está nem aí?

Só Papos

“O que está acontecendo é uma injustiça, uma perseguição política contra Bolsonaro. Quem passa o olho na denúncia tem certeza: ela não para de pé”. Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

“Eu não participei de nenhum planejamento detalhado de nenhuma ação. Meu mundo era o mundo do presidente. Eu não estou mentindo, não estou omitindo. O meu mundo era o presidente. O meu mundo de ação era o presidente. E eu estou falando a verdade aqui”. Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro