O ex-senador Valmir Amaral — filho de Dalmo Josué do Amaral, patriarca do Grupo Amaral, empresa que prestava serviço de transporte público no DF — abordou o distrital Raimundo Ribeiro (PSDB) na saída da sessão da Câmara Legislativa desta terça-feira (8) e pediu para prestar depoimento à CPI do Transporte. Aos berros, o empresário disse que o pai pagava “R$ 15 mil, R$ 20 mil para o (Marco Antonio) Campanella (ex-diretor-geral do DFTrans)” e ao ex-vice governador Tadeu Filippelli (PMDB).
Em frente às câmeras, Valmir diferenciou o sistema de transporte atual do antigo. Segundo ele, antes havia concorrência nas linhas — “eu atendia Sobradinho junto da Viplan e da São José”, exemplificou — e agora é um “serviço monopolista”. Atualmente, o transporte público do DF está dividido em cinco bacias, em áreas diferentes, com uma empresa em cada. “Os cinco empresários se juntam e pensam ‘como vamos ferrar o governo?'”, disparou o ex-senador.
Sem ouvir uma confirmação de Ribeiro, que é o relator da CPI, Valmir disse que o pai “morreu pelo desgosto de ser roubado por Agnelo (Queiroz, ex-governador) e Filippelli”. Apesar de não ter dado certeza ao ex-senador, o tucano admite a possibilidade de convocá-lo. “Amanhã (quinta, 10) teremos a reunião e vou informar aos colegas de comissão. Delegados que trabalham na CPI vão pegar maiores informações para ver o que ele (Valmir Amaral) tem a dizer”, disse Ribeiro.
Apesar de o depoimento ainda não ter se materializado, as acusações do ex-senador devem sofrer questionamentos na Justiça. O advogado Paulo Guimarães, responsável pela defesa de Agnelo Queiroz, disse que “tudo que esse senhor (Valmir Amaral) afirma é falso e o doutor Agnelo Queiroz irá processá-lo judicialmente”. Herman Barbosa, advogado de Filippelli diz que “não são verdadeiras as alegações do ex-senador, são tentativas de difamar o ex-vice-goverandor e terá de responder na Justiça. Campanella não foi encontrado pela reportagem.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…