Ex-deputado Professor Israel assume cadeira no ConselhoNacional de Educação

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital publicada em 15 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos

A Presidência da República nomeou 13 novos integrantes do Conselho Nacional de Educação, órgão colegiado do Ministério da Educação (MEC) que tem como missão assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento e aprimoramento da área. Entre os novos conselheiros, está o ex-deputado federal Professor Israel Batista (PV). Nas redes sociais, o político agradeceu a confiança do presidente Lula, do ministro Camillo Santana e de Priscila Cruz, especialista em educação básica pública que o apoiou.

Ato pela paz

Moradores e comerciantes do Plano Piloto se mobilizam para uma grande manifestação pacífica no próximo sábado em que pedem providências para a insegurança na Asa Norte. O encontro será na 506 Norte, às 10h. Os manifestantes cobram soluções para furtos na região.

Semana de Prevenção ao Feminicídio

Entre 19 e 23 de agosto, a Câmara Legislativa promoverá a 1ª Semana de Prevenção ao Feminicídio. A iniciativa pioneira, realizada na Casa como parte das ações do “Agosto Lilás”, foi instituída por iniciativa da deputada Dayse Amarilio (PSB), procuradora especial da Mulher (PEM). No evento, Izabel Aparecida Guimarães de Sousa (foto) será homenageada. Ela foi assassinada pelo ex-marido. Dias antes do crime, a mulher compartilhou uma “carta aberta” nas redes sociais, expressando sua força e independência, além de sua fé na justiça divina.

Homenagem

O presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos estados e da União, Jarbas Soares Júnior, foi homenageado em jantar promovido pelo ex-AGU Fábio Medina Osório e sua esposa, a procuradora da Fazenda Nacional junto ao STF Patricia Grassi Osório. Entre os 150 convidados, estavam presentes procuradores-gerais de Justiça, presidentes de associações do MP, membros do CNMP e ministros de tribunais superiores. Outras autoridades, como o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o ministro da AGU, Jorge Messias, e parlamentares compareceram ao evento, que contou ainda com a participação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

Cléber Lopes participa de comemoração ao Dia dos Advogados na Câmara 

A cerimônia em comemoração ao Dia da Advogada e do Advogado, realizada nesta quarta-feira (14/8), no plenário da Câmara dos Deputados, contou com a presença de figuras de destaque no cenário jurídico e político nacional. Entre elas, o criminalista Cléber Lopes —
em pré-campanha para a presidência da
OAB-DF — se destacou por seu discurso enfático sobre a importância da advocacia na defesa das liberdades fundamentais e da cidadania.
O evento foi organizado pelos deputados Maria Arraes (Solidari-PE), Kim Kataguiri (UNIÃO-SP) e Dayany Bittencourt (UNIÃO-CE)

Damares contra Alexandre de Moraes

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou ontem à noite pedido de investigação contra os juízes Airton Vieira e Marco Antônio Vargas em que aponta o suposto envolvimento na utilização da estrutura de órgãos do Judiciário para perseguir adversários políticos, conforme denunciado pelo jornal Folha de S. Paulo. No pedido, endereçado ao corregedor-geral da Justiça, Luís Felipe Salomão, a senadora afirma que a atuação dos magistrados está “em total desacordo com as mínimas regras processuais, forjando provas, ofícios e pedidos de relatório; macula a boa imagem da magistratura nacional; e carece de uma séria investigação por parte desse Conselho Nacional de Justiça”. Desde a primeira reportagem, divulgada na tarde de terça-feira, Damares — aliada de primeira hora do ex-presidente Jair Bolsonaro — tem dado eco ao desgaste do ministro Alexandre de Moraes no episódio.

Diretora Financeira do Coaf é exonerada

Duas semanas depois de exonerar o coordenador-geral de operações especiais do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), João Carlos Coelho, a delegada da Polícia Federal Silvia Amélia Fonseca de Oliveira também deixou o cargo. Saiu ontem no Diário Oficial da União a exoneração a pedido da diretora de Inteligência Financeira da instituição.

Só Papos

“Confesso que desde a noite até aqui não consegui encontrar em que capítulo, dispositivo ou preceito isso viola qualquer tipo de determinação da nossa ordem jurídica” Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as críticas à atuação de juízes auxiliares do ministro Alexandre de Moraes que estariam investigando bolsonaristas

“Claro que Dino, parte do sistema, vai querer normalizar a perseguição a conservadores. Afinal, como disse Lula, Dino é comunista” Deputado federal
Eduardo Bolsonaro (PL-RJ)