Por Ana Maria Campos,
Em conversas com políticos, Ibaneis Rocha (MDB) tem dito que quer escolher seus suplentes na disputa ao Senado. Acredita que essa prerrogativa cabe ao candidato, assim como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) deverá definir seus substitutos na chapa. O substituto de Ibaneis tem a expectativa de assumir o Senado, caso os planos do grupo sejam vitoriosos. A ideia é a eleição como senador para tentar voltar ao Palácio do Buriti em 2030.
De olho na crise
A senadora Leila Barros (PDT-DF) acompanha com atenção, e em silêncio, o desdobramento do embate entre a bancada do seu partido, em decorrência da crise no INSS e no Ministério da Previdência Social, com o presidente Lula. Um racha pode impactar em seus planos de concorrer à reeleição com o apoio dos partidos de esquerda no Distrito Federal. No fim de semana em que a crise se instalou, ela estava em Roma, ao lado do presidente, acompanhando o funeral do papa Francisco. Sinal de prestígio com Lula, mas se o PDT optar pela oposição as alianças de Leila podem se complicar.
Surfando na federação
A ex-deputada Júlia Lucy (União) está animada com o possível retorno aos mandatos parlamentares. Ela acredita que a constituição da Federação Progressista — União Brasil e PP — impulsiona seus planos. Na última eleição, ela se frustrou com o resultado na disputa a deputada federal, mas aposta que os tempos são outros. “Na última eleição, o União só teve a suplência do Senado e nem assumiu”, afirma.
Bate-boca
Quem acompanhou a sessão de terça-feira, na Câmara Legislativa, viu vários episódios de bate-boca entre os deputados distritais. Tudo porque a deputada Paula Belmonte (Cidadania) insistia na apreciação de um requerimento para convocação do secretário de Saúde, Juracy Lacerda, para prestar esclarecimento sobre a falta de médicos pediatras na rede pública de saúde do DF. A justificativa dos governistas é a de que a proposta não tinha passado pelo colégio de líderes antes de chegar ao plenário.
Constrangimento institucional
Até o líder de governo, deputado Hermeto (MDB), se rendeu às investidas da deputada e, a certa altura, sinalizou que poderiam apreciar o requerimento. Mas voltou atrás, na sequência. O telefone dele tocou. O presidente da Câmara, Wellington Luiz (MDB), encerrou o debate.
Animadas
A vice-governadora Celina Leão (PP) participou, ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do ato a favor da anistia, ontem, em Brasília. No carro de som, as duas cantaram música gospel, animadas com os eleitores bolsonaristas.
Na trilha
Os alunos da APAE Ceilândia participam hoje de uma trilha fotográfica na Trilha da Capivara, no Parque Nacional de Brasília, como parte das atividades do projeto Vivências Inclusivas, que chega à sua terceira edição em 2025. A iniciativa, idealizada por Juliana Peres, busca promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da fotografia, aliando expressão artística, letramento visual e consciência ambiental. Os registros vão compor a exposição Nada sobre nós sem nós, prevista para o segundo semestre, além de integrar um minidocumentário sobre o projeto. A ação tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Campeã
A presidente da Federação de Remo de Brasília, Lilia de Oliveira, brilhou mais uma vez no Campeonato Sul-Americano de Remo Master, realizado em Mercedes, no Uruguai, de 1 a 4 de maio. Competindo pelo Corinthians, ela ganhou 18 medalhas de ouro e quatro de prata. O Corinthians foi bicampeão, com 165 medalhas, muito à frente do segundo colocado que ficou com 57 medalhas.
ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Em comemoração antecipada ao seu aniversário, o secretário de Cultura e…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Projeto de lei complementar em tramitação da Câmara dos Deputados prevê…
Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…
ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…