Geraldo Magela

Encontro para discutir unidade da esquerda

Publicado em CB.Poder

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos

O ex-deputado Geraldo Magela (PT) recebeu, em sua casa, a senadora Leila Barros (PDT-DF) para um bate-papo, ontem, sobre 2026. Em discussão, as possibilidades de união da base do governo Lula no DF em torno de uma candidatura ao Palácio do Buriti. Leila terminará o mandato em janeiro de 2027 e deve se candidatar a um novo cargo majoritário: reeleição ao Senado ou ao Governo do Distrito Federal. “A senadora Leila é importante para qualquer projeto eleitoral. É uma curinga. E pode liderar uma frente ampla, estando em qualquer posição”, acredita Magela.

Opção política

Com o fim do mandato na reitoria da UnB, a professora Márcia Abrahão (foto) está livre, leve e solta para escolher um caminho político. Se quiser, claro. O nome dela sempre é lembrado como uma opção pelos partidos de esquerda.

******

Mulheres na liderança

Das três chapas inscritas para a reitoria da UnB, todas são lideradas por mulheres: Olgamir Amancia, Fátima Sousa e Rozana Naves. As duas primeiras já trilharam caminhos na política partidária. Olgamir é do PCdoB e foi vice na chapa de Leandro Grass (PV). Fátima Sousa (PSol) concorreu ao governo do DF, em 2018, e a deputada federal em 2022.

Situação

Olgamir Amancia e Rozana Alves integraram a gestão de Márcia Abrahão. Olgamir era decana de Extensão e Rozana foi a de Administração. Por isso, são consideradas líderes das chapas da situação. Olgamir tem o apoio da reitora.

Oposição

Diretora da Faculdade de Saúde da UnB de 2014 a 2018, Fátima Sousa se apresenta como a candidata da oposição. O vice na chapa, professor Paulo Celso, é o atual vice-diretor da Faculdade de Tecnologia da UnB.

******

MPDFT vistoria Mané Garrincha para jogos deste final de semana

A Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vistoriou, ontem, o Mané Garrincha. Foi verificar as condições do estádio para os jogos do Flamengo e Criciúma e Juventude e São Paulo, que disputam a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro neste final de semana. O procurador distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, afirma que estão sob controle todas as condições de campo, instalações, enfermarias, acessibilidade, entrada e disposição de torcidas. “Foram observados os aspectos de segurança, inclusive, em relação às torcidas organizadas, que ficarão em espaços separados dos demais espectadores. Estamos tendo todo cuidado para que os espetáculos sejam desfrutados em um ambiente seguro”, garante. São esperadas no Mané Garrincha, aproximadamente, 59 mil pessoas para o jogo de hoje do Flamengo e Criciúma. Para a partida entre Juventude e São Paulo, amanhã, a previsão é de que cerca de 30 mil torcedores compareçam.