O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou, nesta segunda-feira (08/07), três empresas por formação de cartel em licitação pública para manutenção do metrô do Distrito Federal. O colegiado condenou, ao todo, 11 empresas e 42 pessoas físicas por cartel em concorrências públicas realizadas em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do DF. As multas somam R$ 535,1 milhões.
Segundo o Cade, houve conluio em pelo menos 26 licitações de trens e metrôs, entre 1999 e 2013. As empresas Alstom Brasil Energia, IESA Projetos Equipamentos e Montagens e TC/BR Tecnologia e Consultoria Brasileira foram condenadas por irregularidades na concorrência pública do projeto de manutenção do Metrô-DF, realizada em 2005.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica apontou que as empresas concorrentes realizaram contatos para firmar um acordo anticompetitivo. O acerto envolveu as empresas Alstom, IESA, TCBR e Siemens. De acordo com a apuração do Cade, o objetivo do cartel foi dividir o escopo do projeto por meio da subcontratação do consórcio perdedor pelo consórcio vencedor.
Pelo acerto ilegal, 52% dos repasses seriam do Consórcio Metrô Planalto (Alstom, IESA e TCBR) e os outros 48% do Consórcio Metroman (formado pela Siemens e Serveng). A investigação sobre o caso começou em 2013, depois de um acordo de leniência firmado entre a Siemens, o Cade, o Ministério Público Federal e o MP de São Paulo. A apuração do caso envolveu operação de busca e apreensão na sede de empresas suspeitas de participação no conluio.
Em nota, a Alstom informou que não vai comentar a decisão do Cade. “A empresa reforça que opera de acordo com um Código de Ética a fim de cumprir todas as leis e regulamentos dos países onde atua. A proibição de quaisquer práticas de concorrência desleal é expressamente estabelecida nas regras internas da Alstom. A empresa constantemente busca aprimorar seu programa de compliance e implementar as melhores regras e processos”, diz um trecho da nota da Alstom. O blog não conseguiu contato com as outras duas empresas condenadas pelo Cade por cartel no DF.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…