ALEXANDRE DE PAULA
O candidato do DEM ao GDF, deputado Alberto Fraga, se reuniu com defensores públicos na manhã desta segunda-feira (27/8) em reunião em confeitaria da Asa Sul. Os servidores da categoria pedem mais respeito do Executivo e reivindicam sede própria, equiparação salarial com o Judiciário e aumento do quadro no Distrito Federal.
“Defensoria pode ser um órgão de apoio para criar políticas públicas. Isso é esquecido e não é respeitado. As propostas de aumento de quadro e de orçamento sempre são vetadas pelo Executivo. Gastamos nossa energia batendo perna para discutir um orçamento que é só para cumprir nossas obrigações”, disse o vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF (Adep-DF), Ricardo Pierre. A intenção do grupo é se reunir com a maioria dos candidatos ao GDF.
Fraga se comprometeu a dar prioridade para a categoria, caso seja eleito. Ele preferiu, porém, não garantir aumento. “É preciso avaliar primeiro o que vamos pegar. Tem candidato prometendo aumentar salário no primeiro mês. Acho isso uma irresponsabilidade”, afirmou. “É fácil prometer e depois ficar passando os constrangimentos que o atual governador passa porque prometeu tudo e não deu nada”, completou.
O parlamentar prometeu que contratará mais defensores. “Diante da necessidade, eu não posso ser incoerente. Eu tenho um projeto de lei que visa aumentar o número de defensores, então tenho que cumprir isso se for governador”. Fraga afirmou que vai criar uma secretaria para administração do sistema prisional. Ele voltou a defender que a mão de obra carcerária seja usada para resolver problemas estruturais de órgãos públicos do DF.
Crítica
Apesar de apoiar o correligionário Ibaneis Rocha, o distrital Raimundo Ribeiro (MDB) passou pelo local e participou rapidamente da reunião. Ele falou sobre a importância da defensoria pública e aproveitou o discurso para criticar Rollemberg. “Nossa primeira missão é salvar Brasília. Temos que extirpar um tumor chamado Rodrigo Rollemberg.”
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…