HELENA MADER
RODOLFO COSTA
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se reuniu na tarde desta segunda-feira (29/10) com o presidente Michel Temer, seu correligionário, para tratar de assuntos da capital federal. Durante o encontro, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil pediu ao chefe do Executivo nacional mudanças na forma de gestão do Fundo Constitucional do Distrito Federal.
A ideia é que policiais aposentados passem a ser remunerados pelo regime próprio da Previdência Social. “É uma análise que será feita dentro do governo. Isso vai liberar recursos para que a gente possa contratar novos policiais e melhorar a segurança”, afirmou Ibaneis.
O encontro ocorreu um dia após a eleição do advogado, que teve 69% dos votos válidos do eleitorado de Brasília. Ibaneis estava acompanhado do filho João Pedro, 13 anos. Os ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, acompanharam a conversa.
Após a reunião com Temer, Ibaneis conversou com a imprensa e contou que quer ter “uma proximidade grande” com o Palácio do Planalto. O objetivo do governador eleito é buscar recursos federais para o DF e, paralelamente, trabalhar para reduzir a dependência da capital com relação à União. “Vamos fazer o DF crescer, se desenvolver, empregar as pessoas e desmamar do governo federal em um prazo muito curto”, garantiu.
Os dois emedebistas também falaram sobre a transferência da gestão da Junta Comercial do DF para a administração local e discutiram um projeto para criação de uma zona de livre comércio do Distrito Federal. “O presidente mandou preparar as medidas necessárias e vai encaminhar ao Congresso. Isso vai facilitar o comércio do DF e nos transformar em um hub para o Norte e o Nordeste”, justificou Ibaneis.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…