Em busca de recursos da União, Ibaneis Rocha se encontra com Michel Temer no Planalto

Compartilhe

HELENA MADER

RODOLFO COSTA

O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se reuniu na tarde desta segunda-feira (29/10) com o presidente Michel Temer, seu correligionário, para tratar de assuntos da capital federal. Durante o encontro, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil pediu ao chefe do Executivo nacional mudanças na forma de gestão do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

A ideia é que policiais aposentados passem a ser remunerados pelo regime próprio da Previdência Social. “É uma análise que será feita dentro do governo. Isso vai liberar recursos para que a gente possa contratar novos policiais e melhorar a segurança”, afirmou Ibaneis.

O encontro ocorreu um dia após a eleição do advogado, que teve 69% dos votos válidos do eleitorado de Brasília. Ibaneis estava acompanhado do filho João Pedro, 13 anos. Os ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, acompanharam a conversa.

Após a reunião com Temer, Ibaneis conversou com a imprensa e contou que quer ter “uma proximidade grande” com o Palácio do Planalto. O objetivo do governador eleito é buscar recursos federais para o DF e, paralelamente, trabalhar para reduzir a dependência da capital com relação à União. “Vamos fazer o DF crescer, se desenvolver, empregar as pessoas e desmamar do governo federal em um prazo muito curto”, garantiu.

Os dois emedebistas também falaram sobre a transferência da gestão da Junta Comercial do DF para a administração local e discutiram um projeto para criação de uma zona de livre comércio do Distrito Federal. “O presidente mandou preparar as medidas necessárias e vai encaminhar ao Congresso. Isso vai facilitar o comércio do DF e nos transformar em um hub para o Norte e o Nordeste”, justificou Ibaneis.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

4 dias atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

7 dias atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

7 dias atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Entrando em 2026: o ano-novo das autoridades de Brasília

A vice-governadora Celina Leão (PP) passou o réveillon na Esplanada dos Ministérios, acompanhando os shows…

1 semana atrás