Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos, publicada em 13 de setembro de 2025 — Pesquisa Exata para avaliação do desempenho de quem pretende disputar as eleições de 2026 indica quem são os políticos com mais chances no momento de se elegerem numa disputa à Câmara dos Deputados. Num levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados ao entrevistado, o resultado foi o seguinte: a deputada federal Bia Kicis (PL) aparece com 10,1%. O deputado Fred Linhares (Republicanos) está em segundo com 9,4%. O deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) é o terceiro colocado, com 8,5%. Na sequência, aparecem Érika Kokay (PT), com 7,2% e Alberto Fraga (PL), 5,5%.
Entre esses, apenas Fred Linhares e Fraga devem concorrer a novo mandato na Câmara. Joaquim Roriz Neto pretende disputar em 2026 novo mandato de distrital. Bia Kicis e Érika desejam entrar na corrida ao Senado. A pesquisa foi realizada entre 11 e 18 de agosto, no método face a face.
Entre pré-candidatos à Câmara dos Deputados, outros cinco políticos aparecem na pesquisa entre os 10 mais bem colocados. O ex-governador e ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania) está em sexto, com 4,9% da preferência entre os entrevistados. O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB), que assumiu o mandato há um mês, tem 4,2%. O deputado distrital Fábio Félix (PSol) — mais votado para a Câmara Legislativa em 2022 — somou 4,2% , mesmo índice de Rollemberg. O deputado Rafael Prudente (MDB) tem 3,4% e o ex-governador Agnelo Queiroz (PT), que deseja voltar a exercer cargo público, aparece na pesquisa com 2,6%.
Obras têm mais de 70% de aprovação
A pesquisa Exata aponta as três áreas com melhor avaliação no governo Ibaneis. A aprovação das obras chega a 72,1%. O asfalto é visto como uma boa ação por 50,6% e a mobilidade por 40,1%. As áreas com pior avaliação são saúde (10,4%); educação (27,2%); e turismo (27,3%).
Reflexões sobre IA
O reitor do Iesb, Luiz Claúdio Costa, lança nesta segunda-feira o livro O Impacto da Inteligência Artificial na Humanidade, na Livraria da Travessa, CasaPark. A obra promete instigar o público com reflexões sobre ética, tecnologia e o futuro da humanidade diante da ascensão da inteligência artificial. Destinado a educadores, profissionais de diferentes áreas, estudantes e todos os interessados em compreender os impactos da IA, o livro é um convite para refletir sobre a responsabilidade humana.
Pilares da democracia
A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-MG) vai reunir dezenas de empresários de Belo Horizonte para um almoço especial com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso. Será na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Durante o encontro, Velloso vai abordar o tema A Ética como garantia da democracia, trazendo reflexões sobre a importância da integridade e da responsabilidade social como pilares para a manutenção do Estado Democrático de Direito.
O Japão numa escola de Brasília
Depois de estudar durante todo o ano de 2025 sobre o Japão, a escola Kingdom School, no Lago Sul, encerrou os trabalhos com um grande Festival Literário-Cultural durante todo o sábado. Participaram mais de duas mil pessoas. Detalhe importante: os próprios alunos, entre 2 e 14 anos, eram os guias da viagem cultural sobre a música, gastronomia e a história do Japão. Maria Carolina Simão Gorgulho (foto), de 10 anos, vencedora do concurso de gastronomia, com pratos de sushi e niguiri.
Mandou bem
O DF alcançou pela primeira vez o topo do ranking nacional de sustentabilidade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Desde o início da série histórica, em 2015, o Distrito Federal variou entre a quarta e a sexta posição até 2019, quando passou a subir gradualmente no ranking.
Mandou mal
Um jovem de 22 anos admitiu ter atirado e matado o ativista político conservador Charlie Kirk em uma universidade de Utah, nos Estados Unidos, enquanto ele debatia com estudantes. O suposto assassino disse a familiares que Kirk espalhava o ódio. Foi uma atitude que alimenta a intolerância e o rancor.
Só papos
“O 8 de Janeiro não foi um acontecimento banal, depois de um almoço de domingo. O inédito e infame conjunto de acontecimentos, ao longo de um ano e meio, para insuflar, instigar e maliciar, haveria de ter uma resposta no direito penal” — ministra Cármen Lúcia, do STF
“O Ministério Público não logrou apontar absolutamente nenhuma prova de que Jair Bolsonaro tivesse algum vínculo com os sujeitos que invadiram os prédios na Praça dos Três Poderes” — ministro Luiz Fux, do STF
Enquanto isso… Na sala de Justiça
O juiz Fabrício Fontoura Bezerra toma posse na próxima sexta-feira como desembargador do Tribunal de Justiça da Distrito Federal e Territórios (TJDFT). O magistrado foi promovido para assumir a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Getúlio Vargas de Moraes Oliveira.

