ANA MARIA CAMPOS
Saiu o edital com as regras para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Distrito Federal. A votação ocorrerá em 17 de novembro de forma online por meio de uma plataforma digital a ser disponibilizada para os advogados e advogadas escolherem seus representantes.
Até o momento, quatro advogados se apresentam para o pleito: o criminalista Cléber Lopes, o secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, o ex-desembargador eleitoral Everardo Gueiros e a advogada Karolyne Guimarães. Mas só em 18 de outubro será oficial.
Pelo edital, o prazo para inscrição das chapas ocorrerá até 18 de outubro de 2024, das 10h às 18h. Em seguida, serão analisados os pedidos de registro.
A votação ocorrerá exclusivamente pela internet, por meio do site https://www.eleicoesoabdf.org.br, a ser liberado próximo à data da eleição, com criptografia e medidas de segurança para garantir o sigilo e a integridade dos votos, segundo informa a OAB-DF.
A autenticação será feita via certificado digital, biometria facial ou verificação por SMS ou e-mail. As eleições serão conduzidas pela plataforma online da empresa Webvoto, a mesma do último pleito.
A partir da inscrição, os candidatos poderão fazer campanha abertamente. Mas a corrida começou há muito tempo. Advogados têm feito vários eventos em busca de apoio.
Cléber Lopes tem o governador Ibaneis Rocha (MDB) como aliado. Paulo Maurício conta com a ajuda do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.