Carlos Gandra/CLDF

Eleição da Mesa: bom para o governo e bom para a oposição

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital publicada em 7 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos

Para integrantes da oposição, a manutenção do acordo atual, com o presidente Wellington Luiz (MDB), na presidência, e Ricardo Vale (PT), na vice, da Câmara Legislativa foi vantajosa. A negociação deve ser efetivada hoje, com antecipação em quatro meses da eleição da Mesa Diretora. O arranjo ocorreu agora para reduzir o impacto de 2026 na formação do poder na Câmara Legislativa. Por enquanto, as negociações para formação das chapas eleitorais ainda não exercem tanta influência na composição da Mesa. Prevalecem menos os interesses partidários e mais os arranjos entre os deputados. Depois das eleições municipais, com o resultado das urnas, as diferenças e os embates devem se intensificar.  Mas o acordo foi bom também para o governo. Um aliado do governador Ibaneis Rocha permanecerá no comando da Câmara até o fim do mandato e Ricardo Vale é um adversário com quem o Palácio do Buriti tem bom diálogo.

Troca de líderes do governo

No acordo para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, haverá uma troca na liderança do governo. O atual líder, Roberio Negreiros (PSD), deve ficar com a 4ª Secretaria, recentemente criada, e o deputado Hermeto (MDB), na foto, assume a função. Mas a mudança ocorrerá apenas a partir de janeiro.

Cartilha para proteger as mulheres

O deputado distrital Fábio Félix (PSol) vai lançar hoje uma cartilha em alusão aos 18 anos da Lei Maria da Penha, com o nome Meta a Colher na Violência contra a Mulher. Trata-se de um manual de ajuda para ser distribuído em escolas e locais públicos.

Atendimento oftalmológico para 5,3 mil estudantes

O projeto Em um Piscar de Olhos, que oferecerá atendimento oftalmológico gratuito a estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, vai entrar em ação na próxima segunda-feira. A cerimônia de lançamento ocorreu ontem, na Escola Parque Anísio Teixeira (Epat), em Ceilândia. A atual edição da iniciativa conta com apoio do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), que destinou R$ 1 milhão ao projeto, por meio de emenda parlamentar. Realizada em parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Instituto Desponta Brasil, o projeto vai atender 5.300 estudantes de escolas da rede pública de ensino de Ceilândia e Samambaia, que passarão pela triagem.

Campanha contra violência à mulher

Para marcar os 18 anos da Lei Maria da Penha e chamar atenção para o tema, o advogado Cléber Lopes organizou uma ação de sensibilização nas redes sociais envolvendo um grupo de advogados. Cléber acredita que a violência contra a mulher ainda é um grave problema enfrentado pela sociedade. Três em cada 10 brasileiras declaram que já foram vítimas de agressões.  O tema da campanha será “Advocacia diz NÃO à violência contra a mulher!”. O criminalista, que está no páreo pela presidência da OAB-DF, afirma: “Nós da advocacia temos um papel crucial na luta por fazer valer essa lei imprescindível”.

Abertura da Conferência de 18 anos da Lei Maria da Penha no Sol Nascente

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luis Roberto Barroso, lança hoje a 18ª edição da Jornada Lei Maria da Penha, um espaço de debate sobre os desafios enfrentados pela lei que completa 18 anos. A cerimônia de abertura será na Escola Classe JK, no Sol Nascente.