Mais da metade dos distritais trocou de legenda durante o mandato ou agora na janela partidária. Apenas 11 permanecem na sigla em que disputaram as eleições de 2018.
Com o troca troca de partidos, o PL ficou com a maior bandada de distritais. Agora são quatro: Agaciel Maia, Daniel Donizet, Reginaldo Sardinha e Roosevelt Vilela.
Dos 24 deputados, cinco vão tentar um upgrade. Rafael Prudente (MDB), José Gomes (PP), Júlia Lucy (União Brasil), Reginaldo Veras (PV). Leandro Grass (PV) quer ser candidato a governador. Arlete Sampaio (PT) não vai concorrer. Vão para a reeleição 18 deputados.
Novo bloco
O PSD que só tinha um deputado distrital, Robério Negreiros, passa a contar com três pelo ingresso de Cláudio Abrantes, ex-PDT, e de Jorge Vianna, que deixou o Podemos. Com isso, a legenda forma um bloco com força para ter espaço físico na Câmara, servidores e uma liderança. Jorge Vianna será o líder. Robério permanece como vice-líder do governo.
Base
A base de apoio de Ibaneis, considerando os partidos que apoiam a reeleição, soma 17 deputados. São 4 do PL, 3 do MDB, 3 do PSD, 2 do Republicanos, 2 do PP e 3 de outros partidos, Agir, Pros e Avante.
Veja as mudanças:
PL
Agaciel Maia — Elegeu-se pelo PL e permanece no partido. Vai disputar a reeleição.
Roosevelt Vilela — Começou a legislatura como filiado ao PSB, do ex-governador Rodrigo Rollemberg, e vai disputar novo mandato, agora pelo PL
Daniel Donizet — Elegeu-se pelo PRP, partido que não existe mais, migrou para o PSDB e na janela partidária optou pelo PL. Vai tentar a reeleição.
Reginaldo Sardinha – Deixou o Avante, partido que o levou à Câmara Legislativa e ingressou no PL. Concorrerá a novo mandato de deputado distrital.
Republicanos:
Rodrigo Delmasso – Elegeu-se pelo PRB que virou Republicanos e permanece no partido. Será novamente candidato a deputado distrital.
Martins Machado – Também se elegeu pelo PRB e segue no partido, agora chamado de Republicanos, para concorrer à reeleição.
PSD:
Roberio Negreiros — Elegeu-se pelo PSD e permaneceu. Será candidato à reeleição.
Claudio Abrantes — Foi eleito deputado distrital pelo PDT. Migrou para o PSD e vai concorrer a novo mandato na Câmara Legislativa.
Jorge Viana — Eleito pelo Podemos, trocou o partido pelo PSD. Vai tentar a reeleição.
MDB
Rafael Prudente — Presidente do MDB-DF, permaneceu no partido pelo qual se elegeu. Deve concorrer a um mandato de deputado federal.
Hermeto — Chegou à Câmara Legislativa pelo PHS. Agora concorrerá a novo mandato pelo MDB.
Iolando — Elegeu-se pelo PSC e migrou para o MDB. Será candidato à reeleição.
PP
Valdelino Barcelos — Eleito deputado distrital pelo PP, manteve-se no partido. Vai concorrer à reeleição.
José Gomes — Eleito pelo PSB, migrou para o PTB e depois para o PP. É uma das apostas do partido para a disputa a um mandato de deputado federal.
Pros
Fernando Fernandes – Foi eleito pelo Pros, saiu do partido e ficou um período sem filiação. Neste ano, retornou ao Pros e vai disputar a reeleição.
Avante
João Cardoso – É um dos que não trocou de partido. Elegeu-se pelo Avante e vai concorrer à reeleição pelo mesmo partido.
Agir
Jaqueline Silva – A deputada trocou o PTB pelo Agir, antigo PTC. Vai disputar outro mandato de distrital.
PT
Arlete Sampaio — A deputada sempre foi do PT e permanece no partido. Mas não pretende disputar a próxima eleição.
Chico Vigilante — Sempre foi do PT. Nunca cogitou deixar o partido. É pré-candidato a deputado distrital.
PSOL
Fabio Félix — Permanece no PSol com o propósito de concorrer a novo mandato de deputado distrital.
União Brasil
Eduardo Pedrosa — O deputado se elegeu pelo PTC. Depois migrou para o DEM, que se uniu ao PSL para formar o União Brasil. Vai concorrer novamente a deputado distrital.
Julia Lucy – Chegou à Câmara Legislativa eleita pelo Novo, mas trocou a legenda pelo União Brasil.
PV
Leandro Grass — Foi eleito pela Rede Sustentabilidade. Mas deixou o partido e migrou para o PV com o foco em ser candidato a governador
Professor Reginaldo Veras – Chegou à Câmara Legislativa pelo PDT, mas trocou o partido pelo PV. Quer concorrer a deputado federal.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…