Coluna Eixo Capital publicada em 13 de novembro de 2024, por Ana Maria Campos
Na onda dos deputados federais que aprovaram, na Comissão de Educação da Câmara, projeto de lei que proíbe o uso de telefone celular e de outros aparelhos eletrônicos portáteis por alunos da educação básica em escolas públicas e particulares, o deputado distrital Hermeto (MDB) apresentou proposta semelhante para valer no Distrito Federal. O emedebista defende a ideia como uma medida necessária para reduzir os impactos negativos da tecnologia na vida escolar. “A mera presença de um celular pode impactar a concentração, reduzir a capacidade cognitiva e afetar negativamente o aprendizado”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto.
Exceções
De acordo com o projeto, alunos que optarem por levar seus celulares para a escola deverão guardá-los em locais apropriados, sem acesso durante as aulas e intervalos. O projeto de lei prevê exceções para o uso de dispositivos em contexto pedagógico e para alunos com deficiência. Nestes casos, o uso será autorizado apenas com a supervisão da equipe pedagógica. Para garantir que a comunicação entre pais ou responsáveis e as escolas, o projeto exige que as instituições de ensino criem canais para o contato.
Campanha chega ao bolso dos advogados
A grande controvérsia da OAB-DF agora é a promessa do advogado Cleber Lopes, candidato à presidência da seccional, de isentar de anuidade a jovem advocacia — quem tem até cinco anos de inscrição na Ordem — e conceder desconto para quem tem entre seis e 10 anos na carreira. Mexe no bolso da classe. Mas os adversários rebatem. Dizem que a medida fere as regras do Conselho Federal da OAB e representa um prejuízo de R$ 12 milhões na arrecadação para um orçamento de R$ 30 milhões. A quatro dias das eleições, o clima pega fogo na campanha.
15 anos
É hoje a festa de 15 anos do escritório de advocacia Barreto Dolabella. Será no Clube Naval e a promessa é de uma noite inesquecível. Os procuradores Edvaldo Barreto e Guilherme Dolabella são sócios e integram a chapa liderada por Cleber Lopes à presidência da OAB-DF.
Feliz aniversário!
Parabéns, Kátia Cubel, pelos 20 anos do Prêmio Engenho. A coluna agradece pelo empenho em prestigiar o jornalismo do Distrito Federal. Em evento, ontem, na Embaixada de Portugal, jornalistas, autoridades, entre jurados e colaboradores celebraram a data. Vida longa!
Primeira infância priorizada
Projetos direcionados à primeira infância poderão receber 25% de recursos do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA), com a aprovação do PL 5.148/2019. O texto é de autoria da deputada Paula Belmonte (Cidadania), protocolado quando exercia mandato de deputada federal e foi aprovado ontem na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. A relatora do projeto, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), reforçou a importância dessa iniciativa. Agora, a matéria só precisa ser aprovada na Comissão de Direitos Humanos para ir à votação em plenário.
Só Papos
“Se ele (Lira) quiser, eu não tenho dúvida de que a gente bota o projeto e aprova. Evidentemente que aquelas pessoas que cometeram aqueles atos insanos, esses precisam ser punidos” Deputado Alberto Fraga (PL-DF)
“Como é possível dizer que os golpistas do 8 de janeiro precisam ser punidos e, ao mesmo tempo, defender a votação do projeto que anistia esses golpistas, inclusive quem estava com bombas em um caminhão para explodir o aeroporto? Cinismo tem limite!” Deputada federal Érika Kokay (PT-DF)
EIXO CAPITAL, publicado quinta-feira (14/11) - Por Ana Maria Campos O Distrito Federal é a…
ANA MARIA CAMPOS A cinco dias da eleição para a presidência da OAB/DF, o candidato…
Coluna Eixo Capital publicada em 12 de novembro de 2024, por Ana Maria Campos O…
Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Investigada pela suposta participação em esquema de…
Eixo Capital publicada em 8 de novembro de 2024, por Ana Maria Campos O Ministério…
ANA MARIA CAMPOS O jornalista e consultor Fabrício Lazzarini Carbonel é o novo secretário de Publicidade…