Ana Viriato
A dois dias da eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, a articulação entre os deputados distritais abarca todos os partidos e blocos parlamentares. Entre almoços e jantares, os postulantes à presidência da Casa costuram para angariar votos.
Na tarde desta terça-feira (13/12), parlamentares da base governista e da oposição ao Palácio do Buriti promoveram um novo encontro para definir o nome que representará a possível aliança na corrida pela presidência do Legislativo local.
Não há definições sobre quem encabeçará a chapa, mas os distritais independentes começam a mostrar-se inclinados a ceder a candidatura à presidência para Joe Valle, em troca de apoio para a disputa à vice-presidência.
Compareceram ao encontro os presidentes das regionais do PMDB e do PDT, respectivamente, Tadeu Filippelli e Georges Michel; os integrantes do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, Joe Valle (PDT), Reginaldo Veras (PDT), Cláudio Abrantes (Rede); além de Wellington Luiz (PMDB), Rafael Prudente (PMDB) Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS), Cristiano Araújo (PSD) e Robério Negreiros (PSDB).
Bancada evangélica e parlamentares da oposição se reunirão às 18h desta terça-feira, na casa do distrital Bispo Renato Andrade (PR). Em pauta, a eleição da Mesa Diretora. O encontro deve tratar de dois pontos: o desejo de Sandra Faraj (SD) de se lançar como candidata à presidência e o esforço dos independentes para angariar mais votos para a provável aliança formada entre Joe Valle e Wellington Luiz.
A bancada do PT na Câmara Legislativa, integrada por Chico Vigilante, Ricardo Vale e Wasny de Roure, oficializou o apoio ao postulante à presidência Agaciel Maia (PR), que garantiu só lançar a candidatura oficialmente na próxima quinta-feira, data da eleição. O compromisso foi firmado graças à intervenção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Ao PT, garantiu-se o apoio da base governista à candidatura à vice-presidência de Ricardo Vale e, em caso de vitória, a chefia da Comissão de Educação, Saúde e Cultura a Wasny de Roure.
Em nota, a sigla justificou o apoio com o histórico de Agaciel ao lado do PT. “Lembramos que o deputado Agaciel Maia esteve na coligação que elegeu o companheiro Agnelo Queiroz, em 2010”. E acrescentou: “Lembramos também que esteve com o partido desde o primeiro momento na eleição do companheiro Wasny de Roure para Presidente da Câmara Legislativa, em 2012”.
Integrante do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, que lançou a candidatura de Joe Valle, o distrital Israel Batista (PV) anunciou ao grupo o apoio ao candidato de Rodrigo Rollemberg, o parlamentar Agaciel Maia. O componente do PV justificou o apoio ao afirmar que estabeleceu um compromisso com o Palácio do Buriti no início do mandato como deputado distrital, em 2014.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…