Ana Viriato
A dois dias da eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, a articulação entre os deputados distritais abarca todos os partidos e blocos parlamentares. Entre almoços e jantares, os postulantes à presidência da Casa costuram para angariar votos.
Na tarde desta terça-feira (13/12), parlamentares da base governista e da oposição ao Palácio do Buriti promoveram um novo encontro para definir o nome que representará a possível aliança na corrida pela presidência do Legislativo local.
Não há definições sobre quem encabeçará a chapa, mas os distritais independentes começam a mostrar-se inclinados a ceder a candidatura à presidência para Joe Valle, em troca de apoio para a disputa à vice-presidência.
Compareceram ao encontro os presidentes das regionais do PMDB e do PDT, respectivamente, Tadeu Filippelli e Georges Michel; os integrantes do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, Joe Valle (PDT), Reginaldo Veras (PDT), Cláudio Abrantes (Rede); além de Wellington Luiz (PMDB), Rafael Prudente (PMDB) Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS), Cristiano Araújo (PSD) e Robério Negreiros (PSDB).
Bancada Evangélica
Bancada evangélica e parlamentares da oposição se reunirão às 18h desta terça-feira, na casa do distrital Bispo Renato Andrade (PR). Em pauta, a eleição da Mesa Diretora. O encontro deve tratar de dois pontos: o desejo de Sandra Faraj (SD) de se lançar como candidata à presidência e o esforço dos independentes para angariar mais votos para a provável aliança formada entre Joe Valle e Wellington Luiz.
A bancada do PT na Câmara Legislativa, integrada por Chico Vigilante, Ricardo Vale e Wasny de Roure, oficializou o apoio ao postulante à presidência Agaciel Maia (PR), que garantiu só lançar a candidatura oficialmente na próxima quinta-feira, data da eleição. O compromisso foi firmado graças à intervenção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Ao PT, garantiu-se o apoio da base governista à candidatura à vice-presidência de Ricardo Vale e, em caso de vitória, a chefia da Comissão de Educação, Saúde e Cultura a Wasny de Roure.
Em nota, a sigla justificou o apoio com o histórico de Agaciel ao lado do PT. “Lembramos que o deputado Agaciel Maia esteve na coligação que elegeu o companheiro Agnelo Queiroz, em 2010”. E acrescentou: “Lembramos também que esteve com o partido desde o primeiro momento na eleição do companheiro Wasny de Roure para Presidente da Câmara Legislativa, em 2012”.
Integrante do Bloco Sustentabilidade e Trabalho, que lançou a candidatura de Joe Valle, o distrital Israel Batista (PV) anunciou ao grupo o apoio ao candidato de Rodrigo Rollemberg, o parlamentar Agaciel Maia. O componente do PV justificou o apoio ao afirmar que estabeleceu um compromisso com o Palácio do Buriti no início do mandato como deputado distrital, em 2014.