Como na disputa ao Palácio do Buriti, a eleição ao Senado está embolada, de acordo com a pesquisa do Instituto Opinião Política, que o Correio publica hoje. Mas a corrida ao tapete azul do Congresso passa por uma estratégia diferente. Como não há segundo turno, quem chegar com um voto a mais leva.
Os primeiros colocados são: Cristovam Buarque (PPS), com 23,4%, Chico Leite (Rede), com 15,3%, Izalci Lucas (PSDB), com 13,5% e Leila do Vôlei (PSB), com 13%. Cristovam lidera e os três seguintes estão tecnicamente empatados, uma vez que a margem de erro é três pontos percentuais. Apesar de estar na dianteira, Cristovam vai enfrentar uma campanha difícil, com muitos adversários.
Bem na fita, mas fora do jogo
O empresário Paulo Octávio (PP) deixou a disputa eleitoral num momento em que aparece com possibilidade de vitória. Segundo a pesquisa do Instituto Opinião Política, ele tem a preferência de 12,7% dos eleitores. Estava no mesmo pelotão dos que disputam a segunda vaga com Cristovam Buarque. Em 2002, os dois se elegeram juntos ao Senado.