Credito: Arthur Menescal/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia
ANA MARIA CAMPOS
O diretor-geral da Polícia Civil do DF, Eric Seba, anunciou ontem (11/12) no programa CB.Poder, a criação de uma coordenação que vai reunir as estruturas das delegacias de combate ao crime organizado, contra a administração pública e contra a ordem tributária. A ideia é atuar de forma integrada para investigações de casos de corrupção e em rede com outros órgãos, como a Controladoria-geral do DF, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Ministério Público de Contas.
O coordenador será o delegado Fernando Cesar Costa, chefe nos últimos seis anos da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), com várias operações e investigações bem-sucedidas. Seba explica que Fernando foi escolhido pela boa relação e interlocução com o MP, o Judiciário, Ministério da Justiça e outros órgãos de controle. Seba estuda os remanejamentos necessários para a criação da nova coordenadoria, sem custos adicionais, para a publicação da nova estrutura por meio de decreto do governador Rodrigo Rollemberg. (Veja no segundo bloco)
Sobre reajustes em discussão para a Polícia Civil do DF, ele criticou a postura de sindicatos que não aceitaram as primeiras propostas do governo. “Alguns pseudo líderes batiam no peito e vociferavam que era tudo ou nada e qualquer coisa que não fosse a partir de primeiro de janeiro seria indigno. Estamos pagando por uma decisão errada”, apontou.
Ele avalia que a proposta agora em discussão, de 14% para pagamento imediato com aumento da jornada de trabalho em uma hora, é um avanço. “Essa proposta não é a ideal. O ideal era a paridade. Mas a situação mudou bastante e a situação do país ficou pior e eu enxergo como um avanço. A gente pode resgatar um pouco a dignidade e da justiça que tem de ser feita com o policial civil e vamos tentar construir”, afirmou também no segundo bloco.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…