A bancada de deputados distritais do PT na Câmara Legislativa defende a instalação de uma CPI para apurar a operação que levaria à compra do banco Master pelo BRB. Além dos três petistas, os deputados Fábio Félix e Max Maciel, do PSol, e Dayse Amarilio (PSB) se comprometeram a assinar o requerimento para a criação da comissão.
A deputada Paula Belmonte (Cidadania) também prepara um requerimento de instalação de uma CPI para apurar a gestão do BRB. Assim, falta apenas mais uma adesão para que a comissão parlamentar seja instalada na Câmara Legislativa.
A partir dos acontecimentos da Operação Compliance Zero, deflagrada nesta manhã, com a prisão do CEO do banco Master, Daniel Vorcaro, e do afastamento, por decisão judicial, do presidente do BRB, Paulo Roberto Costa, os deputados distritais Chico Vigilante, Gabriel Magno e Ricardo Vale, do PT, divulgaram nota em que se manifestam sobre as suspeitas de que a transação financeira, vetada pelo Banco Central, seria lesiva à população do Distrito Federal.
A Câmara Legislativa aprovou, de forma apressada e sem discussão, a operação de compra do Master.
A autorização legislativa atendeu a uma exigência da Justiça, a pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). “Não foi por acaso que a bancada do PT na CLDF se posicionou com firmeza contra essa negociata. Em todas as instâncias — na justiça, no Banco Central, no CADE, no Ministério Público e no próprio parlamento distrital — manifestamos nossa oposição”, afirma a bancada do PT.
Foto: Ed Alves/CB
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…