Coluna Eixo Capital, publicada em 30 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino)
O deputado distrital Robério Negreiros sugeriu ao presidente regional do PSD-DF, Paulo Octávio, que agende uma reunião com o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, na próxima semana. A pauta inclui a união das bancadas na Câmara e no Senado para votar contra mudanças no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) que possam prejudicar o DF. O projeto prevê que o ajuste anual do fundo seja corrigido pela variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a partir de 2025.
Mas há quem defenda a proposta do governo federal. Alvo de críticas no ano passado, quando assumiu a relatoria do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) externou à coluna que apoia as mudanças. “Tudo deveria seguir a mesma regra”, argumentou o progressista.
As estimativas iniciais da Secretaria de Economia indicam que, caso haja alterações no cálculo do FCDF, a capital pode perder R$ 12 bilhões. Os valores podem ser ainda maiores, dependendo das mudanças propostas pelo ministro Fernando Haddad. Os recursos do fundo atualmente financiam as forças de segurança, além de apoiar a saúde e a educação do DF.
Primeiro réu pela nova lei do feminicídio no DF pode pegar pena de até 40 anos