Depois da fuga de 10 presos na Papuda, Rollemberg demite a cúpula da Secretaria de Justiça

Compartilhe

Depois da crise provocada pela fuga de 10 presos em ala de segurança máxima na Papuda, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) demitiu, de uma só vez, o secretário de Justiça, João Carlos Souto,  e o subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), João Carlos Lóssio.

Em coletiva, realizada nesta tarde (23), ele anunciou as mudanças, mas não deu qualquer informação sobre a situação do delegado Mauro Cezar Lima, diretor do PDF1, onde ocorreu a fuga de 10 presos perigosos no último domingo (21). No governo, no entanto, a avaliação é de que a situação de Mauro Cézar é insustentável.

No lugar do secretário de Justiça, assume interinamente o perito criminal Guilherme Rocha de Almeida Abreu, que exerce atualmente o cargo de chefe de gabinete da Casa Civil.

Souto foi indicado pelo deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), que na Câmara Legislativa, já começou a reagir, com críticas ao governo.

Para substituir o delegado João Carlos Lóssio, Rollemberg escolheu uma pessoa da confiança do diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba. O delegado Anderson Espíndola, diretor-geral-adjunto da corporação, será o titular da Sesipe.

Lóssio integra grupo rival a Seba na Polícia Civil do DF. Na repercussão sobre a fuga na Papuda, o também delegado Mauro Cézar criticou a atuação da Polícia Civil na busca dos fugitivos.

Durante a coletiva, Rollemberg anunciou também que a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) volta a ficar vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, e não mais à Secretaria de Justiça.

A troca no comando aconteceu depois da crise política provocada pela fuga dos 10 presos na madrugada de domingo (21/2). O diretor do presídio, Mauro Cézar Lima, acusou a Polícia Militar de não manter homens nas guaritas externas do Complexo Penitenciário da Papuda e atacou a própria corporação, a Polícia Civil, ao alegar que não recebeu apoio na captura dos homens.

Quatro dos internos continuam foragidos enquanto, nos bastidores, criou-se um fogo cruzado entre as forças de segurança e a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), ligada à Secretaria de Justiça e Cidadania. Na segunda (22), Rollemberg ainda tentou acalmar os ânimos, e disse que era preciso investigar o que ocorreu antes de apontar os responsáveis.

A Sesipe abriu investigação para saber as circunstâncias da fuga e informou que “estão sendo estudadas medidas para reforçar a segurança nas unidades prisionais que sofrem com problemas estruturais, disputas políticas e brigas institucionais.

Também ontem (22), em um áudio divulgado nas redes sociais e em uma declaração pública, Mauro Cézar disse que 90% das torres de vigia estão desabilitadas, informação desmentida pelo chefe do Centro de Comunicação Social da PM, coronel Antônio Carlos de Santana.

Com informações de Isa Stacciarini

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos

Posts recentes

  • Eixo Capital

Frente para acompanhar mudanças climáticas e seus impactos no DF é criada

Por Ana Maria Campos — Oito deputados distritais se uniram para criar a Frente Parlamentar…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Cleber Lopes constrói unidade para concorrer à OAB-DF

No projeto de concorrer à presidência da OAB-DF em novembro, o criminalista Cleber Lopes conquistou,…

3 dias atrás
  • CB.Poder

“Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto”, diz Leandro Grass

Leia a entrevista de Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Thaís Riedel decide apoiar Cleber Lopes para a disputa à presidência da OAB-DF

ANA MARIA CAMPOS Candidata à presidência da OAB-DF na última eleição, a advogada Thaís Riedel…

4 dias atrás
  • CB.Poder

“O agronegócio é um setor estratégico para o desenvolvimento do DF”, diz Pepa

CB.Poder entrevista o deputado distrital Pepa (PP), presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento…

4 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Cães da PMDF trabalham no resgate e no policiamento no Rio Grande do Sul

Por Ana Maria Campos — A tragédia climática no Rio Grande do Sul tem produzido…

4 dias atrás