A decisão do ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) sobre a retomada da pré-candidatura ao Palácio do Buriti ficou para essa terça-feira (24/7). O retorno do médico à corrida eleitoral seria debatido em uma reunião nesta noite (23). Entretanto, o dirigente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, não chegou a tempo em Brasília, e o encontro teve de ser remarcado.
Na conversa, a Executiva Nacional do partido pretende convencer Frejat de que ele vai dispor de total autonomia nas negociações. Há 10 dias, o médico renunciou à pré-candidatura em razão da intransigência de aliados. Reclamou das pressões que sofria dentro do próprio grupo, formado por MDB, DEM, PP, PR, Avante e PHS, e apontou que, mesmo sem seu consentimento, até cargos de uma eventual gestão estavam sendo loteados por terceiros.
Em um encontro na última quinta-feira, o PR deu carta branca ao ex-secretário de Saúde para firmar as coligações que considerasse adequadas e dar a palavra final sobre a composição da chapa. Naquele dia, Frejat pediu mais tempo para pensar. O prazo vence nessa terça-feira.
Se voltar à disputa, o líder em pesquisas de intenção de votos deve se consolidar como um dos favoritos. No caso de confirmação da desistência, seu eleitorado se divide entre outros nomes e o projeto de reeleição de Rodrigo Rollemberg (PSB) pode sair fortalecido.