De ex-guerrilheiro a conciliador

Compartilhe

No quarto andar do anexo do Palácio do Buriti, numa sala ainda provisória, com pôster do revolucionário Che Guevara a ser pendurado, dá expediente um homem com currículo impressionante. Na última década, fez sete pós-graduações em Brasília, voltadas para direito internacional, geopolítica, movimentos sociais e inteligência. Mas o advogado Acilino Ribeiro nem sempre trajou o terno elegante de subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular. Não são poucas as fotografias, boa parte delas resgatadas dos arquivos do regime militar, em que aparece de roupa camuflada e fuzil na mão.

Antes de assumir cargos públicos e políticos, foi um guerrilheiro. Preso pela ditadura, exilado no Exterior, treinado na Rússia e na Líbia, a ponto se tornar segurança de Muamar Kadafi, passou por todos os países onde havia qualquer risco do “imperialismo americano” estender seu domínio. Continua a acreditar ser este o verdadeiro inimigo. “Dois grupos vão para as ruas hoje nessa manifestação: um grupo de alienados que não aceita que perderam a eleição e outro financiado por forças do imperialismo. Estão loucos para tomar conta do nosso petróleo”, disse, em entrevista ao Correio.

O ex-guerrilheiro hoje usa outras armas. Aposta no diálogo para a solução de conflitos. Senta-se diariamente à mesa com movimentos sociais. Já negociou com sem-terra, sem-teto, sem-transporte, ciganos, índios, prostitutas, mendigos, gays, mulheres, desempregados, caminhoneiros. É requisitado até para intervir quando o barulho do carro de som não deixa ninguém trabalhar. Como ele próprio diz, saiu de incendiário a bombeiro. Sua trajetória será contada no documentário O sobrevivente da utopia.

A nossa reportagem com Acilino Ribeiro, você lê na edição impressa do Correio. Neste vídeo, alguns trechos da conversa. (Cristine Gentil e Luís Tajes)

Assista o vídeo:

Publicado por

Posts recentes

  • Eixo Capital

Rita Lee revivida em espetáculo na capital

Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…

13 horas atrás
  • Eixo Capital
  • Notícias

Documentário sobre Honestino Guimarães estreia em maio na UnB

Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…

1 dia atrás
  • Eixo Capital
  • Entrevistas

“É preciso impedir a escalada do feminicídio”, diz presidente da AMB

Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…

1 dia atrás
  • CB.Poder

“A causa animal é ativo universal”, diz chefe da Proteção Animal da SSP/DF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Como começou seu envolvimento com a proteção…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Congresso terá R$ 37,8 bilhões para gastar com emendas impositivas

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  O Orçamento da União para 2026 prevê…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Disputa à reeleição na Câmara Legislativa será acirrada

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos  Dos 24 deputados distritais da atual legislatura,…

4 dias atrás