ANA MARIA CAMPOS
A coordenação da campanha de Cristiane Damasceno à presidência da OAB-DF apresentou, na tarde de hoje (14), um pedido de afastamento do presidente da seccional do DF, Délio Lins e Silva Júnior, e do secretário-geral da entidade, Paulo Maurício Siqueira, o Poli.
A solicitação é baseada em uma suposta incompatibilidade do exercício da presidência e da secretaria-geral da Ordem com as candidaturas ao cargo de conselheiro federal e de presidente da OAB-DF, pretendidos respectivamente pelos dois. “Por óbvio que o envolvimento direto do presidente em uma chapa candidata coloca em risco a neutralidade exigida pelo cargo nas funções eleitorais, podendo comprometer a equidade e a imparcialidade do pleito”, relata o documento.
O requerimento será encaminhado para avaliação do Pleno da OAB-DF.
Cristiane Damasceno integrou a chapa de Délio e Poli nas duas últimas eleições. Na gestão anterior, a advogada foi vice-presidente e na atual, conselheira federal. Ela, no entanto, rompeu com o grupo e deve disputar a eleição para a presidência da OAB-DF.
A assessoria do candidato Paulo Maurício Siqueira informou agora ao Correio que ele pediu o afastamento do cargo de secretário-geral da OAB-DF durante o período eleitoral. O pleito ocorrerá em 17 de novembro.