A discussão sobre o início da vacinação contra a covid-19 no Brasil tomou o noticiário e dominou o debate nos últimos dias. No Distrito Federal, a Câmara Legislativa decidiu criar uma comissão para acompanhar o início da campanha em âmbito local e tentar pedir celeridade no processo. Entretanto, a ideia, aprovada no início de dezembro, ainda não saiu do papel. Falta a publicação da comissão, com os membros que vão compor o grupo. Com o agravamento da crise nacional, a oposição deve começar a pressionar.
A mãe do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), Teresa Rollemberg, completou 90 anos ontem. Pernambucana e pioneira, ela constituiu família grande em Brasília e é figura muito querida na capital. O ex-governador publicou uma homenagem para a mãe nas redes sociais: “Que 2021 seja o ano da vacina, dos abraços, dos beijos, dos encontros. Que filhos, netos, bisnetos e amigos possam desfrutar da sua companhia maravilhosa. E que Deus permita que venham tataranetos. E vamos firmes rumo aos 100”.
Alerta
Pesquisa da Codeplan mostra que o Plano Piloto voltou a liderar o ranking das regiões administrativas em que há mais avanço da covid-19. No início da pandemia, as localidades com maior poder aquisitivo puxaram a evolução da doença, que se alastrou pelas áreas periféricas. As viagens e festas de fim de ano sem os cuidados necessários devem se refletir nos dados das próximas semanas.
Influenciadoras?
Assim como uma juíza de Minas Gerais, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) protagoniza um vídeo em que dá dicas para que a população possa andar sem usar máscaras e sem ser incomodadas. Há um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras e prevê multa para quem descumprir. Enquanto isso, o Brasil se aproxima das 200 mil mortes e o DF ultrapassa 4 mil vítimas da doença.
Comunicação urgente
Parte da população e alguns governantes não entenderam o perigo do momento atual, com a transmissão da covid-19 aumentando, o surgimento de variantes mais transmissíveis e a falta de um plano concreto de vacinação no Brasil. No Twitter, o pesquisador e biólogo Átila Iamarino, um dos principais divulgadores científicos do país durante a pandemia, apelou para uma explicação quase infantil para tentar mostrar a gravidade da situação. “Tentando o que dá, gente. Estamos quase sem leito de UTI e prestes a enfrentar variantes mais transmissíveis que vão agravar o problema ainda mais. Se tiver que fazer sinal de fumaça, aprendo aqui”, disse.
Para homenagear Brasília
O Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores), em parceria com o Instituto Fazer o Bem (Ifob), lançou um concurso literário para homenagear a capital federal. A iniciativa tem como tema Brasília: aqui vive a esperança e selecionará 60 textos que comporão uma coletânea. Os quatro primeiros colocados receberão prêmios a partir de R$ 2,5 mil. As inscrições podem ser feitas até 20 de fevereiro. O edital está disponível no site da entidade (www.sindescritores.com).
Só papos
“Eu tive a melhor vacina, foi o vírus. Sem efeito colateral”
Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República
“É uma irresponsabilidade total a postura do presidente nessa pandemia. Vacina não é questão ideológica, é prioridade da humanidade! Inacreditável e inaceitável o governo brasileiro não ter um planejamento sério, responsável e uma postura ágil nisso.”
José Antônio Reguffe (Podemos-DF), senador
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…