A análise dos dados da covid-19 no Distrito Federal mostra que o crescimento dos casos acompanhou os decretos do GDF que liberaram mais atividades comerciais. De acordo com especialistas, o prazo para se observar reflexos de ações assim nos números é de cerca de 15 dias. Em 27 de maio, por exemplo, houve o retorno dos shoppings e de alguns estabelecimentos comerciais.
Nesta data, havia 7.761 casos confirmados. Em 12 de junho — ou seja, uma quinzena depois —, o total alcançava 21.396 (2,75 vezes maior). No mesmo período, a quantidade de mortes saiu de 133 para 282 (pouco mais do que o dobro). Ainda segundo os pesquisadores, é necessário destacar que a relação entre flexibilização e avanço do coronavírus é indireta, pois outros fatores podem pesar para o comportamento da pandemia.
Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) definiu os 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional, de acordo com a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Do distrito federal, somente a deputada Erika Kokay (PT) ficou entre os 100. A pesquisa, no entanto, inclui também outros 50 parlamentares em ascensão. Nesse caso, aparecem mais três representantes do DF: o senador Izalci Lucas (PSDB) e os deputados federais Israel Batista (PV) e Bia Kicis (PSL).
Depois de alguns registros no primeiro escalão do GDF, a covid-19 começou a chegar aos políticos do Legislativo do Distrito Federal. Recentemente, a senadora Leila Barros (PSB) foi diagnosticada com o vírus. Da Câmara Legislativa, dois distritais também tiveram a doença confirmada: Daniel Donizet (PSDB) e Martins Machado (Republicanos). Todos eles estão fazendo o tratamento e cumprindo isolamento em casa.
Depois de mais de uma semana com as atividades não essenciais fechadas por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), Ceilândia e Sol Nascente terão o retorno do comércio amanhã. Durante a semana, houve manifestações de empresários locais pedindo a retomada. No entanto, a região continua como o lugar em que a situação da covid-19 no DF é mais drástica, em primeiro lugar no número de casos.
O Conselho de Cultura do DF convocou eleições para escolha de conselheiros regionais para o triênio 2021/2024. A Lei Orgânica da Cultura (LOC) previa que o pleito fosse realizado neste ano, por isso, diante das complicações causadas pela pandemia, todo o processo de inscrição e seleção será feito on-line. A previsão é de que a votação em si ocorra entre 21 de setembro e 2 de outubro. O colegiado tem nove integrantes e pessoas de todas as regiões administrativas do DF — com atuação na área cultural — podem se inscrever para participar da seleção.
A Universidade de Brasília (UnB), em decisão inédita, expulsou 15 estudantes e cassou dois diplomas por fraudes no sistema de cotas. Punir quem pratica irregularidades, sobretudo em um programa como esse, é fundamental para garantir a integridade da iniciativa.
Com a repercussão do caso da naja que picou um estudante universitário, não param de ser encontrados animais exóticos que foram trazidos de forma irregular para o Distrito Federal. O tráfico é crime e, via de regra, trata esses bichos de maneira cruel.
É seguro, num momento em que o número de casos de covid-19 ainda é alto no Distrito Federal, frequentar bares e restaurantes?
SIGA O DINHEIRO
R$ 8.955.250: Valor destinado no mês de junho para os beneficiários do programa Prato Cheio, do GDF.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…