Coluna Eixo Capital publicada em 5 de novembro de 2024, por Ana Maria Campos
A cota para negros e pardos, na composição das chapas da OAB-DF, voltou a provocar polêmicas. Na eleição de 2021, quando candidatos que se autodeclararam com um desses dois tons de pele tiveram a condição questionada. Dessa vez, uma representação do candidato Everardo Gueiros — o Vevé — impugnou, genericamente, todos os concorrentes que se inscreveram pelas cotas. Para atender a essa demanda, a Subcomissão de Heteroidentificação acionou todos os postulantes para que se manifestassem. A advogada Cristiane Damasceno, que disputa a presidência, afirma que se sentiu constrangida. Ela reclamou de racismo. E a troca de farpas avançou. Cleber Lopes lamentou a situação e saiu em defesa dela. Paulo Maurício — o Poli — criticou as representações de Everardo, que rebateu. Karol Siqueira partiu pra cima de Cris, alegando que ela estaria criando um fato político e se aproveitando da questão racial.
Esperança renovada: bebê consegue transferência para atendimento médico no DF
O deputado distrital Eduardo Pedrosa (União) ajudou na transferência de um bebê de sete meses, internado na UTI de um hospital em Porto Velho (RO), para Brasília, atendendo a um apelo desesperado da mãe. Em 1º de novembro, a Associação Brasileira de Transplantes (IBTX) recebeu um vídeo da mulher, que buscava levar seu filho a um centro especializado em transplantes. Roberio Melo, presidente do IBTX, iniciou os esforços para essa transferência e, ao final daquele dia, contou com o apoio do deputado em todo o processo. Pedrosa, que lidera a Frente Parlamentar de Pré e Pós-Transplantes e Doação de Órgãos, agiu rapidamente e acionou as Secretarias de Saúde do Distrito Federal e de Rondônia, agilizando o processo. Graças a essa colaboração, o bebê foi transferido, no sábado à noite, em uma UTI aérea e já está recebendo cuidados intensivos no Hospital da Criança, em Brasília. Agora, o pequeno paciente passará por uma avaliação médica no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) para determinar se precisará de um transplante. A equipe médica especializada vai analisar sua condição e verificar a compatibilidade para o procedimento, respeitando as indicações médicas dos cardiologistas de Porto Velho.
Homenagem à reitora
Oito dias antes de concluir seu mandato, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, será homenageada com a outorga do título de cidadã honorária de Brasília. Nascida no Rio, em 10 de novembro de 1964, ela é geóloga e professora titular do Instituto de Geociências. Graduada, mestra e doutora em geologia pela UnB, com doutorado sanduíche na Université d’Orléans e BRGM, na França, e pós-doutorado pela Queen’s University, do Canadá, Márcia é reitora da UnB desde novembro de 2016. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo na instituição, tendo sido reeleita em primeiro turno em 2020 para um novo mandato de quatro anos. A iniciativa do título é da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania). A solenidade será realizada em 13 de novembro, no plenário da Câmara Legislativa.
Satisfação do servidor
Com objetivo de identificar o nível de satisfação dos servidores, a Secretária de Segurança Pública do DF (SSP-DF), por meio de um acordo de cooperação técnica (ACT) junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), deu início à Pesquisa de Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho. A participação e a contribuição dos servidores ocorrerão de forma voluntária. O estudo busca relacionar as principais percepções emocionais existentes e como elas estão influenciando o ambiente de trabalho.
Visão do poder
O eletricista José Augusto Lins Júnior, 33 anos, a auxiliar-financeiro Chalyn Wolg, 31, a autônoma Letícia Arce, 28, e a fisioterapeuta Loraine Mohamud Abrão, 42, estavam turistando e chegaram até o Palácio do Buriti. Enquanto fotografava a estátua da Loba Romana, o grupo foi convidado por assessores do governador Ibaneis Rocha a conhecer o gabinete, de onde ele despacha os rumos do DF com vista para a Praça do Buriti e o Eixo Monumental.
Visita e debate na OCDE
O secretário de Economia, Ney Ferraz, participa de missão técnica do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan) em Paris e Bruxelas. Conforme programação oficial, ele esteve, ontem, em visita à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com debates sobre desenvolvimento regional, governança, investimento público, entre outros.
Só Papos
“Ao longo da minha carreira, tive um cliente: as pessoas. Enfrentei grandes bancos e entreguei US$ 20 bilhões para proprietários de imóveis americanos, defendi veteranos e estudantes e processei organizações criminosas transnacionais. Como presidente, continuarei a colocar você em primeiro lugar”
Kamala Harris, candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos
“Se Kamala vencer, você estará a três dias do início de uma depressão econômica no estilo de 1929. Se eu vencer, você estará a três dias dos melhores empregos, dos maiores salários e do futuro econômico mais brilhante que o mundo já viu”
Donald Trump, candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos