ANA MARIA CAMPOS
As visitas nos presídios do Distrito Federal vão ficar suspensas por pelo menos mais uma semana. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (SESIPE) anunciou, nesta sexta-feira (27), que no próximo de 3 de abril, será feita uma nova avaliação antes de uma decisão.
A medida está em vigor desde 12 de março, como prevenção ao contágio pelo novo coronavírus por meio de visitantes aos internos, o que poderia resultar numa contaminação em massa.
Semanalmente, as visitas ocorrem nas unidades prisionais às quartas e quintas-feiras. Às sextas uma pequena parcela de sentenciados recebem visitantes. “Não temos nenhum caso de contágio nos presídios, o que se deve à cautela e às suspensões realizadas, tanto pela Segurança como pelos órgãos de justiça”, explicou o subsecretário do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, o delegado Adval Cardoso.
As audiências judiciais estão suspensas até o próximo dia 30 de março, de acordo com portaria emitida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Serão realizadas somente aquelas com extrema necessidade. Desta forma, as escoltas judiciais ficam suspensas. As hospitalares estão ocorrendo em casos necessários.
O banho de sol teve horário estendido, para compensação da suspensão de visitas e assepsia de celas. “As unidades adotam a rotina diária de duas horas de banho de sol. Dentro da possibilidade de cada presídio, o horário será estendido para três horas”.
Doações
A higienização de celas e viaturas foi reforçada. Além da utilização de uma tonelada de sabão em pó recebido pelo GDF como doação Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista-DF), a limpeza incluirá o Hipoclorito de Sódio, componente da água sanitária.
O Sistema Penitenciário também recebeu nesta semana 4 mil litros de água sanitária da Câmara de Diretores Lojistas do Distrito Federal (CDL – DF) e, na quinta-feira (26), o Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpen-DF) doou 3 mil litros de álcool 70% para auxiliar na limpeza.