Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos
Está pronto para ser lançado edital do concurso para auditor do Tribunal de Contas do DF, com a função de conselheiro-substituto. Um detalhe chama a atenção. Quem passar vai virar conselheiro titular. No plenário, a vaga de auditor será aberta no fim do próximo ano, quando o conselheiro José Roberto Paiva Martins completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente.
Como se trata de uma nomeação restrita, destinada exclusivamente aos auditores e não há nenhum outro em exercício, o primeiro colocado no concurso terá esse privilégio. Para iniciar o concurso, falta apenas a liberação do plenário do TCDF, o que deve ocorrer em breve.
Secretário-capoeirista
O secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, mostrou uma habilidade que poucos conheciam durante o evento “Sejus Mais Perto do Cidadão” na Estrutural. O advogado entrou numa roda de capoeira. Demonstrou equilíbrio e jogo de cintura.
Em defesa da CPI da Lava-Toga
A senadora Leila Barros (PSB-DF) adotou a bandeira da CPI da Lava-Toga. Ela está convocando a sociedade para ato que deve ocorrer no fim do mês em defesa da investigação envolvendo tribunais superiores. “A CPI é necessária para que tenhamos, de fato, transparência nos três poderes”, afirma.
Benefícios para dependentes
O Sindicato dos Urbanitários, que representa os empregados da CEB, esclareceu que filhos de servidores da empresa com até 24 anos recebem apenas uma parcela anual de R$ 259, como bolsa-escolar. O auxílio-creche é um benefício para dependentes de até seis anos. Há ainda auxílio-babá no valor de R$ 1 mil para quem tem bebês de até seis meses.
Apoio à CPI do Moro
Da bancada de oito deputados federais do DF, duas parlamentares assinaram o requerimento de instalação de CPI para apurar a conduta de Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol na Lava-Jato. São elas: Celina Leão (PP) e Érika Kokay (PT). O texto tem 175 assinaturas, quatro a mais do que o necessário para começar os trabalhos.
De olho no Sol Nascente
Em campanha aberta ao GDF, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) esteve, na última sexta-feira, com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para tratar da construção de um centro do projeto Estação Cidadania no Sol Nascente, que deverá ser o primeiro da iniciativa no DF. O espaço contará com quadras de esportes e equipamentos voltados para o atendimento de jovens, da terceira idade e de pessoas com deficiência. Na última campanha, o Sol Nascente foi uma das áreas de maior peregrinação política.
Mandou bem
A UnB é a oitava melhor instituição de ensino superior do Brasil — e a quinta entre as federais —, de acordo com o ranking divulgado pelo Times Higher Education (THE), organização britânica que avalia a qualidade da educação superior em todo o mundo.
Mandou mal
A Câmara Municipal de Salvador aprovou projeto que proíbe carnaval na quarta-feira de cinzas por motivos religiosos. Os baianos e turistas tradicionalmente mantêm a folia no dia seguinte sem que haja qualquer desrespeito a crenças da igreja.
Só papos
“Por vias democráticas, a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!”
Vereador Carlos Bolsonaro, nas redes sociais
“Faço um alerta para que fiquem atentos a todos os sinais de pressão sobre a democracia liberal, uma vez que, no Brasil e no mundo, surgem vozes contrárias ao regime de leis, ao respeito aos direitos fundamentais e ao meio ambiente sadio também para as futuras gerações”
Raquel Dodge, procuradora-geral da República, na última sessão do STF de seu mandato