Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de dezembro de 2024, por Pablo Giovanni
A concessão dos estacionamentos pagos em Brasília, no modelo Zona Verde, seguirá para licitação na próxima semana. O processo apresenta peculiaridades importantes: a medida, que transfere os estacionamentos públicos para a iniciativa privada, não exige anuência prévia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O instituto, responsável pela preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), será apenas comunicado pelo governo local em caso de intervenções na área.
É a medida que a Secretaria de Mobilidade (Semob) adotou após uma manifestação do próprio Iphan, para convencer os desembargadores da Corte. No despacho que autorizou o processo, a Semob destacou que o edital incluirá uma cláusula obrigando a consulta aos órgãos urbanísticos competentes, como a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e o Iphan, para qualquer intervenção viária ou edilícia que impacte a área tombada do Plano Piloto.
Oficialmente, o Iphan relata ao Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) que nunca teve acesso ao material elaborado pela Semob, tomando conhecimento do projeto apenas por meio da imprensa. A Semob argumenta que só depende da aprovação do Iphan em situações específicas, como mudanças nos usos e classes de atividades, alterações de parâmetros urbanísticos ou implantação de garagens subterrâneas fora das projeções das superquadras, além de outras diretrizes.
Ainda assim, o Executivo deverá submeter o projeto ao Iphan, pois a licitação prevê modificações estruturais, como o controle de entrada e saída de veículos e a implantação de sistemas “park and ride” (estacione e embarque).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criou fóruns para debater o aumento salarial de policiais e bombeiros do Distrito Federal, cujos salários são pagos com recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF).
Publicado no Diário Oficial da União, o decreto n° 12.326/2024 determina que os fóruns terão como objetivo debater aspectos remuneratórios das carreiras, elaborar estudos e apresentar propostas. Cada fórum será composto por representantes do governo federal e do governo local.
No caso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF, haverá quatro representantes de cada esfera. Para a Polícia Civil, serão quatro do governo federal e três do governo distrital. As reuniões ordinárias ocorrerão até duas vezes ao ano, com reuniões extraordinárias convocadas pelos coordenadores, conforme o regimento interno.
Antes de se deslocar ao Congresso Nacional, o secretário de Economia Ney Ferraz obteve a autorização do governador Ibaneis para a redução do interstício para promoção de 220 praças e 67 oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O acordo foi costurado e formalizado no Palácio do Buriti, com a presença do líder do governo a partir do próximo ano na Câmara Legislativa (CLDF), Hermeto (MDB), do secretário de Segurança, Sandro Avelar, e da comandante-geral da corporação, Ana Paula Barros Habka.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) conquistou o primeiro lugar no ranking do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre vitórias de Ministérios Públicos do país na Corte. Entre janeiro de 2022 e dezembro deste ano, dos 257 recursos interpostos pela Coordenação de Recursos Constitucionais (CRC) do MPDFT, o STJ deu provimento a 169, o que representa 66% de sucesso nos processos.
Uma parceria entre os Correios e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) presenteou cerca de 160 crianças e adolescentes de três instituições de acolhimento da capital federal. A ação integra a campanha Papai Noel dos Correios, que, neste ano, contou com um Acordo de Cooperação com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para expandir a iniciativa.
A cerimônia de entrega dos brinquedos foi realizada na última quinta-feira à noite, no Fórum da Infância e da Juventude.
Coluna Eixo Capital publicada em 20 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Em…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Ao…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos A…
Coluna Eixo Capital publicada em 17 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Preso…
Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O presidente do PSD Afro-DF, Ronaldo Silva,…
Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu a…