urna_eletronica-35083244 Ed Alves/CB/D.A Press

Começa a contagem regressiva

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital publicada em 6 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos 

Se os eleitores do Distrito Federal saíssem hoje de casa para eleger quem vai comandar o Palácio do Buriti, um nome certamente constaria das urnas: Celina Leão (PP). Como oposição à hoje vice-governadora, o senador Izalci Lucas (PL-DF) poderia surgir, como um integrante da direita. Pela esquerda, dois pré-candidatos estariam em confronto, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, e o presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass.

Trabalho pela união 

Claro que esse cenário é o de hoje. Em um ano e meio, até o registro das candidaturas e início da campanha eleitoral, muitas articulações ocorrerão. Há uma tentativa de união dos partidos de esquerda, tema de discussão na semana passada de políticos da base do presidente Lula no DF com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que pode resultar em uma aliança entre Leandro Grass e Ricardo Cappelli. Os dois ocupam cargos no governo federal e participaram do encontro na casa do secretário Nacional de Justiça, Jean Uema. Mas não se descarta também que haja duas candidaturas desse grupo ou mesmo que surja outro nome.

Aliadas preferenciais de Bolsonaro

Também no campo da direita, pode haver um acordo. É que Izalci é do PL, partido de Jair Bolsonaro, mas as aliadas preferenciais do ex-presidente no DF são Celina Leão, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e, obviamente, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (foto). Uma aliança pode ocorrer nesse meio para acomodar a todos, lembrando que ainda há a vaga de vice em eventual chapa liderada por Celina.

Senado embolado

Na disputa ao Senado, a disputa vai ser dura. O governador Ibaneis Rocha (MDB) é forte candidato e pode fazer dobradinha com Michelle Bolsonaro ou Bia Kicis. No campo da esquerda, duas mulheres surgem como potenciais concorrentes: a senadora Leila Barros (PDT-DF) e a deputada federal Érika Kokay (PT-DF).

Mudança de rumo

A advogada Maria Bernadete Teixeira, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), que atua na advocacia de Taguatinga, não está mais com o pré-candidato à OAB-DF Paulo Maurício Siqueira, o Poli, e declarou oficialmente apoio a Cléber Lopes. Ex-secretária-geral da Subseção de Taguatinga (2018-2021), Bernadete se consolidou como uma líder de peso na advocacia regional. O apoio de Maria Bernadete se soma ao de Eduardo Athayde, presidente da CAA e coordenador nacional das caixas de assistência, que também rompeu com a atual gestão da OAB/DF para apoiar a campanha de Cleber Lopes.

Valorização dos idosos
A reitora eleita da UnB, Rozana Naves, participou de uma sessão solene na Câmara dos Deputados nesta semana em homenagem ao Programa UniSER – Universidade do Envelhecer, no Dia Mundial da Pessoa Idosa. Durante o evento, Rozana proferiu um discurso em que destacou o reconhecimento nacional e internacional do Programa UniSER, além dos desafios institucionais oriundos do inovador vestibular 60+. Em sua fala, a reitora eleita ressaltou a relevância das instituições de ensino no reconhecimento e valorização dos saberes e vivências da pessoa idosa, que são exemplo de resiliência para a juventude. “Nenhuma instituição desenvolve uma política de vanguarda sem olhar para a experiência dos seus colaboradores e sua história”, afirmou Rozana Naves.

Mandou bem

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e afogamentos envolvendo crianças e adolescentes no DF, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), apresentou projeto de lei que cria a Política Distrital de Prevenção a Afogamentos, Conscientização e Segurança Infantil em ambientes aquáticos, como piscinas públicas e privadas, além de lagos e rios.

Mandou mal

A eleição para a prefeitura de São Paulo, maior cidade do país, foi marcada por baixarias, fake news, misoginia e até agressão física. Com um triplo empate entre os primeiros colocados, segundo apontam as pesquisas, o pleito chega neste domingo com grande possibilidade de segundo turno, o que pode esquentar ainda mais o embate.

Enquanto isso…

Na sala de Justiça

O Centro de Estudos da Sociedade de Advogados (CESA-DF), a Escola Superior de Advocacia do DF (ESA DF), a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-DF) e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF (OAB-DF) programaram para amanhã um evento para celebrar os 35 anos do STJ, destacando a contribuição dos ministros oriundos do quinto constitucional. As ministras Maria Thereza de Assis Moura e Daniela Teixeira e os ministros João Otávio de Noronha, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis vão expor como as suas experiências como advogadas e advogados refletem e contribuem para uma jurisprudência mais plural. Será a partir de 18h30, no auditório da OAB-DF.

Palestra sobre direitos humanos em Salamanca

O desembargador federal aposentado, advogado militante e poeta Souza Prudente, proferiu palestra no XXVII Congresso Internacional de Direitos Humanos, na Universidade de Salamanca — Espanha, em setembro sobre o “desenvolvimento sustentável do milênio nos objetivos da agenda 2030 da ONU e da Declaração de Manaus sobre os Direitos Humanos-Difusos na emergência climática do planeta, realizada na Audiência Pública pela Corte Internacional de Direitos Humanos, em Manaus, sob a presidência de Rodrigo Mudrovitsch, atual vice-Presidente da entidade. Nos nove objetivos da Declaração de Manaus, a CIDH determina que se cumpra, de imediato, “El acuerdo de escazú”, para proteção dos Defensores do Meio Ambiente Sadio para as presentes e futuras gerações, devendo as decisões judiciais serem cumpridas, de ofício, com suporte financeiro do Estado, para garantia plena da eficácia imediata dessas decisões judiciais.

Só Papos

“Estamos entrando com pedido de prisão do Pablo Marçal na Justiça Criminal, além de todas as medidas cabíveis na Justiça Eleitoral”

Guilherme Boulos (PSol), candidato à prefeitura de São Paulo

“Eu recebi e publiquei. Quem mentiu é quem tem que falar, eu só publiquei”

Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, sobre laudo falso que acusa Boulos de ser usuário de drogas

 

À Queima Roupa
Cristiane Damasceno, advogada, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, que agora se apresenta como pré-candidata à presidência da OAB-DF

“Sinto-me preparada e com coragem para concorrer”

Vai concorrer à presidência da OAB-DF?

Fui procurada por colegas por diversos grupos, desde amigos de longa data, a advogados que participam ativamente nas subseções e que não se sentiam representados diante do cenário posto. Meu nome está à disposição.

Por que decidiu agora, depois de ser cotada para concorrer, romper com seu grupo liderado por Délio Lins e Silva Júnior e se aliar a Cléber Lopes?

Minha história na OAB foi construída ao longo de 10 anos, com muito trabalho e aprendizado, o que oportunizou a possibilidade de concorrer ao cargo de presidente da ordem. Em ambos os grupos, houve uma divergência de propósitos. E me sinto preparada e com coragem para concorrer.

O que os advogados e advogadas buscam?

Empregabilidade e defesa das prerrogativas em uma OAB forte e independente. Acredito que estas sejam as principais expectativas dos advogados e advogadas. Nos últimos três anos, visitei 105 seccionais e subseções, onde presenciei as mesmas expectativas de uma instituição protagonista.

Quando vai se inscrever?

Nossa chapa está praticamente pronta, mas estamos sendo procurados por diversas lideranças e recebendo contribuições valiosas. Por isso, faremos ajustes para garantir que possamos representar de forma ainda mais ampla os interesses da advocacia.

Qual é seu principal trunfo?

O coletivo. Estamos livres de projetos pessoais de poder. Temos grupos diversos e representativos, aliados a histórias construídas em prol da advocacia, com competência capacidade técnica e amor à advocacia.

O que vai mudar na OAB-DF de você for eleita?

A presidência será ocupada por quase 80 mil advogados e advogadas do Distrito Federal.