Rafael Prudente
Rafael Prudente Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil Rafael Prudente

Com viagem de Ibaneis e vice, Prudente será o ‘governador’ mais jovem a ocupar o posto

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Com a viagem do governador Ibaneis Rocha (MDB) e do vice Paco Britto (Avante) à Europa na próxima semana, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), assume o comando do Palácio do Buriti e se torna o mais jovem político a ocupar tal posto. Aos 35 anos, completados em novembro, ele vai responder pelo Executivo até o início de maio. Trata-se, mais do que tudo, de uma deferência ao parlamentar do MDB, que poderá ter no currículo a passagem pelo Executivo.

Paulo Chagas: “Tenho fé na Justiça”

Alvo de busca e apreensão no inquérito sobre fake news, o general Paulo Chagas continua se manifestando pelas redes sociais. No Twitter, o oficial da reserva escreveu ontem: “Caros amigos, é meu direito não concordar e não calar diante do que sou obrigado a aceitar e cumprir. Poderia fazê-lo anonimamente, mas isto me é vedado pela Constituição e pela minha consciência”. E acrescentou: “Tenho fé na Justiça porque, como em Berlim, ainda há Juízes no Brasil”. A frase, que remete à interpretação de que ainda há quem respeite a lei, é de autoria do poeta e dramaturgo francês François Andrieux, que escreveu, em versos, no século XVIII, o conto O Moleiro de Sans-Souci.

Coordenador da bancada e os cargos no governo Bolsonaro

A falta de acordo para a eleição de um coordenador da bancada federal do DF tem um motivo principal: o líder dos deputados e senadores vai distribuir os cargos destinados pelo governo Jair Bolsonaro aos parlamentares de cada unidade da federação como recompensa pelo apoio nas votações. O assunto foi tratado com a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (PSL-SP).

Política interna

Para muita gente no MP, o gesto da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de arquivar o inquérito sobre fake news no STF, na crise desta semana, foi uma medida voltada para dentro. A investigação do Supremo, aberta de ofício pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, tem sido combatida por procuradores em todo o país, como inconstitucional, por entrar na atribuição constitucional do MP de denunciar. O clima é de racha na instituição, principalmente com a aproximação do fim do mandato de Dodge e a disputa pela sua sucessão.

Frente em defesa dos bancos públicos

Entidades representativas mobilizam-se para a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. Com 184 das 198 assinaturas necessárias para a abertura da Frente, a causa dos bancos públicos tem a adesão de senadores e deputados de 19 partidos ideologicamente distintos. A Frente será pauta do Seminário em Defesa dos Bancos Públicos, que acontecerá no próximo dia 8, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. “As estratégias e ações adotadas até o momento sinalizam um inevitável enfraquecimento dos bancos públicos. Queremos que a Caixa continue exercendo o seu papel fundamental para a sociedade brasileira”, avalia o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira.

Rorizões

Sobrinho de Joaquim Roriz, Dedé Roriz pediu a Ibaneis Rocha que dê o nome do ex-governador aos restaurantes comunitários do DF. Muitos moradores já os batizaram de “Rorizão”.

Novas gerações

Ex-presidente da Terracap, o procurador de Justiça aposentado Antônio Gomes foi convidado para assumir um cargo na área social do governo Ibaneis. Mas não topou. Avalia que chegou a hora das novas gerações.

A pergunta que não quer calar….

Quais serão os impactos da crise no Judiciário deflagrada com a abertura de inquérito no STF para apurar ataques contra o próprio STF?

Só papos

“Fico feliz, é uma colaboração muito bem-vinda. Não é por nenhum problema na nossa estrutura, mas certamente toda força que vem para cá nos ajuda”

Governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre a decisão do governo Bolsonaro de autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança para conter manifestações na Esplanada

“Essa atuação da Força Nacional para lidar com as manifestações populares é um desrespeito à PMDF, responsável por garantir a segurança na cidade”

Deputado distrital Leandro Grass (Rede), reagindo à portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro