Com festa e força política, Cléber Lopes registra chapa para a OAB-DF

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, publicada em 18 de outubro de 2024, por Ana Maria Campos

O criminalista Cléber Lopes registrou ontem com festa sua candidatura à presidência da OAB-DF. A advogada Gisele Reis será a vice. Depois da inscrição da chapa, o grupo dos verdes fez uma festa para celebrar a largada da campanha.

Lançamento da candidatura de Cleber Lopes à presidência da OAB-DF — Divulgação

Candidatos a presidente em 2021 concorrem ao Conselho Federal

A chapa de Cléber Lopes tem como candidatos a conselheiros da OAB-DF os advogados Carolina Petrarca, Ricardo Alexandre Rodrigues Peres, Thais Riedel, Eduardo Uchôa Athayde, Manuelina Hermes Rosa e Evandro Pertence. Thaís e Pertence (fotos) foram candidatos à presidência em 2021.

Ex-aliado de Délio e de Cristiane Damasceno segue com Cléber

Presidente da Caixa de Assistência da OAB-DF, Eduardo Uchôa Athayde, candidato a conselheiro federal na chapa de Cléber Lopes, rompeu com o grupo do presidente da seccional, Délio Lins e Silva Júnior, ao lado de Cristiane Damasceno. Mas a advogada, que é conselheira federal, eleita em 2021 na chapa de Délio, também rompeu com Cléber para lançar candidatura própria. Eduardo Athayde não seguiu esse caminho.

Experientes

Na chapa de Paulo Maurício Siqueira, o Poli, também há nomes experientes na ordem na disputa ao Conselho Federal: o ex-presidente Francisco Caputo, o Kiko, e o atual, Délio Lins e Silva Júnior. Candidata à presidência em 2021, a advogada Renata Amaral também concorre como conselheira federal.

Prazo termina hoje

Duas candidaturas à presidência da OAB-DF ainda faltam ser oficializadas: de Cristiane Damasceno e Karolyne Guimarães (foto). Termina hoje às 18h o prazo para as inscrições. Karolyne programa o pedido de registro para hoje, às 16h.

Negociação difícil

O grupo de Cristiane Damasceno (foto) passou o dia ontem em conversas com o de Karolyne Guimarães. Há uma tentativa de composição para unir as duas candidaturas, o que poderia fortalecer a chapa. O problema é que nenhuma das duas quer ser vice da outra.

Mais de mil animais silvestres foram atendidos em centro do DF

Pioneiro no Brasil, o Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do DF (Hfaus) — criado em março — ultrapassou os mil atendimentos. Em oito meses, foram 1.109 animais acolhidos pela unidade em Taguatinga. Iniciativa do Brasília Ambiental com parceria privada, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar que oferece acompanhamento da saúde física, nutricional, comportamental e psicológica dos animais resgatados. O objetivo é reabilitar os animais para que sejam reinseridos na natureza. “O hospital, além de ser o primeiro a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, oferece um atendimento de extrema qualidade. Nosso objetivo é manter a qualidade do atendimento e ampliar ainda mais as solturas e reabilitações das diversas espécies”, afirmou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, à Agência Brasília.

Queimadas levaram a 200 tratamentos

Os incêndios florestais dos últimos meses demandaram o atendimento de mais de 200 animais apenas na primeira quinzena de outubro, vítimas diretas ou indiretas das queimadas. A maioria dos animais que chegam ao hospital são filhotes. Mais de 100 foram recolhidos nos últimos dias, perdidos durante a fuga da família em ambientes degradados ou abandonados no período de migração das espécies para reprodução. Entre os animais que receberam atendimento na unidade, estão tamanduás-bandeiras e mirins, ouriços-cacheiros, lobos-guarás, um veado-catingueiro, onças-pardas, miquinhos, saruês e diversas aves que colidiram com vidraças ou fios de tensão.

Selo de linguagem simples

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) recebeu o Selo de Linguagem Simples 2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em cerimônia realizada nessa quarta-feira, no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF). A certificação foi concedida pelo CNJ aos 48 órgãos que se dedicaram a tornar a comunicação com o público mais clara e objetiva, por meio da Linguagem Simples. O 1º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, representou o presidente do Tribunal, desembargador Waldir Leôncio Júnior, na cerimônia. O magistrado afirmou que o recebimento do selo é o reconhecimento do esforço coletivo do TJDFT em aproximar o Judiciário do cidadão, ao tornar a comunicação da instituição mais clara, acessível e eficiente.