Com a benção de Ciro Gomes, Joe Valle é lançado candidato ao GDF

Compartilhe

Ana Viriato

Com a bênção do presidenciável Ciro Gomes, o PDT lançou, nesta quinta-feira (08/03), a pré-candidatura do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, ao Palácio do Buriti. O postulante à presidência da República deu carta branca ao distrital para a construção de coligações e assegurou que passaria pelo crivo de Joe a decisão sobre uma eventual aliança entre o partido e o governador Rodrigo Rollemberg no Distrito Federal, caso as siglas fechem um acordo nacional.

Na oportunidade, a sigla também oficializou a pré-candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. O anúncio aconteceu na sede da Executiva Nacional do PDT, em coletiva de imprensa. A decisão será confirmada a correligionários em evento agendado para as 19h, no auditório do prédio.

O ex-ministro destacou que, neste momento, o PDT apresenta seus quadros e desenhos e está aberto ao diálogo. Ele considerou que a capital vive um momento difícil, uma vez que “o governador passado saiu destruído e o outro foi preso”, disse referindo-se a Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda. “Joe tem esse dote de poder pacificar o DF”, garantiu.

Ciro Gomes não descartou uma possível parceria com o PSB. Todavia, assegurou que a composição do DF ficará a cargo de Joe Valle. “Ele aceitou a tarefa e é nosso candidato. Amanhã, no tempo devido, se o PSB traz exigências legítimas, razoáveis e discutíveis, antes de mais nada, consultaremos o Joe e, em seguida, veremos o que vamos fazer”, pontuou.

Sobre a possibilidade, o presidente da Câmara Legislativa afirmou que “o que for melhor para Brasília acontecerá no final”. “Ficou muito claro que a decisão final será minha. Esse é o acordo que me fez aceitar essa pré-candidatura, que é a construção de uma chapa que seja boa para a nossa cidade”, despistou Joe Valle.

Negociações

Apesar do lançamento da pré-candidatura, o pedetista deixou aberta a possibilidade de negociar outro posto na chapa majoritária, como Senado e Vice-Governadoria. “Toda discussão que tivermos com aliados vai ser conversada no partido, para que a gente possa achar o melhor caminho para a cidade e para o nosso candidato à presidência da República”, apontou.

A cúpula do PDT, inclusive, deu liberdade total a Joe para a construção de coligações. “Só temos uma exigência: que ele apresente ao DF um belo projeto”, disse Ciro Gomes.

Segundo as regras eleitorais, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão acontecer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. A data-limite para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 15 de agosto.

Joe Valle é o quarto postulante ao Buriti a oficializar a pré-candidatura. Antes dele, o herdeiro da rede Giraffas Alexandre Guerra (NOVO), o ex-presidente da Câmara  Legislativa Alírio Neto (PTB) e a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde Fátima de Sousa (PSol) também entraram no páreo.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • Eixo Capital

“GenZ cresce em meio a um mundo de incertezas”, diz CEO da Nice House

Por Ana Maria Campos - À queima-roupa - Willian Amaral, fundador e CEO da Nice…

12 horas atrás
  • Eixo Capital

Leany Lemos tem nova missão de ajudar na campanha de Tábata Amaral

Por Ana Maria Campos — Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão dos governos de Rodrigo Rollemberg…

12 horas atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Sociedade quer mais mulheres no Superior Tribunal de Justiça

Por Ana Dubeux — Vinte e três coletivos e associações representativas da sociedade civil e…

2 dias atrás
  • Eixo Capital

Cristiane Damasceno anuncia saída do grupo do presidente da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — Os aliados do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil…

6 dias atrás
  • Eixo Capital

Poder de investigação do MP em debate no STF

Por Ana Maria Campos — Mais uma vez o tema será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal…

6 dias atrás
  • Eixo Capital

O que você faria se recebesse em casa uma caixa de cerveja e R$ 50 mil?

Por Ana Maria Campos — Auditor fiscal de carreira do Distrito Federal, o secretário de…

1 semana atrás