Ana Viriato
Com a bênção do presidenciável Ciro Gomes, o PDT lançou, nesta quinta-feira (08/03), a pré-candidatura do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, ao Palácio do Buriti. O postulante à presidência da República deu carta branca ao distrital para a construção de coligações e assegurou que passaria pelo crivo de Joe a decisão sobre uma eventual aliança entre o partido e o governador Rodrigo Rollemberg no Distrito Federal, caso as siglas fechem um acordo nacional.
Na oportunidade, a sigla também oficializou a pré-candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. O anúncio aconteceu na sede da Executiva Nacional do PDT, em coletiva de imprensa. A decisão será confirmada a correligionários em evento agendado para as 19h, no auditório do prédio.
O ex-ministro destacou que, neste momento, o PDT apresenta seus quadros e desenhos e está aberto ao diálogo. Ele considerou que a capital vive um momento difícil, uma vez que “o governador passado saiu destruído e o outro foi preso”, disse referindo-se a Agnelo Queiroz e José Roberto Arruda. “Joe tem esse dote de poder pacificar o DF”, garantiu.
Ciro Gomes não descartou uma possível parceria com o PSB. Todavia, assegurou que a composição do DF ficará a cargo de Joe Valle. “Ele aceitou a tarefa e é nosso candidato. Amanhã, no tempo devido, se o PSB traz exigências legítimas, razoáveis e discutíveis, antes de mais nada, consultaremos o Joe e, em seguida, veremos o que vamos fazer”, pontuou.
Sobre a possibilidade, o presidente da Câmara Legislativa afirmou que “o que for melhor para Brasília acontecerá no final”. “Ficou muito claro que a decisão final será minha. Esse é o acordo que me fez aceitar essa pré-candidatura, que é a construção de uma chapa que seja boa para a nossa cidade”, despistou Joe Valle.
Negociações
Apesar do lançamento da pré-candidatura, o pedetista deixou aberta a possibilidade de negociar outro posto na chapa majoritária, como Senado e Vice-Governadoria. “Toda discussão que tivermos com aliados vai ser conversada no partido, para que a gente possa achar o melhor caminho para a cidade e para o nosso candidato à presidência da República”, apontou.
A cúpula do PDT, inclusive, deu liberdade total a Joe para a construção de coligações. “Só temos uma exigência: que ele apresente ao DF um belo projeto”, disse Ciro Gomes.
Segundo as regras eleitorais, as convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão acontecer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. A data-limite para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é 15 de agosto.
Joe Valle é o quarto postulante ao Buriti a oficializar a pré-candidatura. Antes dele, o herdeiro da rede Giraffas Alexandre Guerra (NOVO), o ex-presidente da Câmara Legislativa Alírio Neto (PTB) e a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde Fátima de Sousa (PSol) também entraram no páreo.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…