ANA MARIA CAMPOS
Pré-candidato à presidência da OAB/DF, o advogado Cléber Lopes entrou com pedido de afastamento de Antônio Alberto Cerqueira designado presidente da Comissão Eleitoral. O requerimento foi apresentado na tarde desta quinta-feira (3), no Conselho Pleno da seccional.
O criminalista requereu a indicação de um outro presidente e a imediata suspensão do processo eleitoral, até que se defina a nova composição da Comissão que conduzirá, até 17 de novembro, o processo de escolha do próximo presidente da OAB/DF.
Além disso, Cléber Lopes pede a nulidade de todos os atos da Comissão Eleitoral presidida por Antônio Alberto.
Em sua representação, o pré-candidato afirma que o presidente da Comissão Eleitoral “mantém íntima amizade com o presidente da Seccional, Délio Lins e Silva Júnior, e integra o mesmo grupo político que apoia a candidatura de Paulo Maurício à presidência no próximo triênio.”
Segundo Cléber Lopes, Cerqueira é conselheiro seccional da OAB/DF, tendo participado ativamente da gestão atual. Além disso, exerceu, até pouco tempo, o cargo de presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF, o que, na avaliação do criminalista, o coloca em posição de influência direta sobre os advogados da Seccional e suscita evidente conflito de interesses.
Ainda de acordo com Cléber Lopes, o presidente atual da OAB/DF, que apóia a candidatura de Paulo Maurício Siqueira, é padrinho de casamento do presidente da Comissão Eleitoral e mantém com ele relação de amizade.
A assessoria da OAB-DF informou que o pedido foi encaminhado à apreciação do Conselho Pleno.