Reprodução

Cléber Lopes conquista apoio de Evandro Pertence

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, publicada em 29 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos

A campanha da OAB-DF não começou oficialmente, mas na prática está a todo vapor. Os candidatos têm buscado apoios, feito reuniões com advogados e advogadas, bem como peregrinações em órgãos públicos e escritórios em busca de votos. Nessa corrida, o criminalista Cléber Lopes conquistou ontem um apoio considerado importante, do advogado Evandro Pertence (foto), que concorreu à presidência da seccional na última eleição. Respeitado, Pertence disse à coluna que pensou muito em qual caminho seguir e ontem, depois de uma visita a Cléber Lopes, estava com o coração tranquilo e aliviado por ter tomado uma decisão. Por enquanto, não há compromissos de espaço no grupo. Apenas apoio.

Exército de aliados

Guilherme Campelo e Renata Amaral, que também concorreram à presidência da OAB-DF, estão com o secretário-geral da entidade, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, assim como Délio Lins e Silva Júnior, que está à frente da seccional, e Francisco Caputo (foto), que foi presidente. O governador Ibaneis Rocha e Estefânia Viveiros, também ex-presidentes, apoiam Cléber Lopes.

Perfil

Cléber Lopes ainda não escolheu o nome de quem vai assumir a vice em sua chapa. Mas já escolheu um perfil: uma advogada negra.

Jaqueline Roriz: “Todo político tem que ter lado”

A ex-deputada Jaqueline Roriz está orgulhosa do trabalho do filho, o deputado Joaquim Roriz Neto (PL), na Câmara Legislativa. A filha do meio do ex-governador Joaquim Roriz disse à coluna que considera o distrital muito mais talentoso para a política do que ela mesma, que foi distrital e deputada federal, mas desistiu da vida pública. Em jantar no restaurante Nino, ao lado do marido, Manoel Neto, Jaqueline Roriz disse que sempre aconselhou o filho a ter posição e escolher um lado no embate ideológico. “Todo político tem que ter lado”, acredita. Joaquim Roriz Neto escolheu ser bolsonarista.

Disputa inédita

O procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur (foto), vai enfrentar uma disputa inédita. Nunca na história do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) houve uma campanha para a chefia da instituição em que houvesse apenas dois concorrentes. Além de Seigneur, que se candidatou à recondução, o promotor de Justiça Antônio Suxberger também apresentou seu nome. Vai ser, na prática, uma campanha para avaliação do que deu certo ou enfrenta críticas na classe.

Espetáculo de capoeira

A Secretaria de Esporte e Lazer do DF promove hoje, às 19h, o lançamento da 8ª edição do maior espetáculo de capoeira do mundo, o VMB8 100K, a ser disputado em Brasília. Haverá uma entrevista coletiva com a presença de ícones das artes marciais, como os ex-lutadores do UFC Alan Nuguette e Cezar Mutante, que pela primeira vez estarão frente a frente na capoeira. Além deles, participam expoentes da divisão Elite do evento: o atual tetracampeão Erick Maia e Eberson Pereira, bicampeão master e mestre, que é referência na capoeira de alto rendimento.

Marina aceita convite para explicar queimadas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou ontem requerimento de autoria do deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) e convidou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para explicar o avanço das queimadas em todo o país. Marina já disse que vai. Será em 10 de setembro, às 14 horas. “A ministra tem que explicar as ações do governo, prestar contas ao parlamento e à sociedade do que está sendo feito para conter o avanço das queimadas e para evitar que isso aconteça nos próximos anos,” disse Prudente, que é presidente da comissão.

Mais facilidade para aprender idiomas

Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino de idiomas oferecido pela rede pública de ensino do Distrito Federal, o vice-presidente da Câmara Legislativa, Ricardo Vale (PT), protocolou projeto de lei que assegura aos Centros Interescolares de Línguas (CILs) o direito de ofertar cursos de idiomas pela modalidade de educação a distância por meio das plataformas digitais. De acordo com o parlamentar, a digitalização da oferta dos cursos permite a ampliação da cobertura de estudantes e da comunidade atendida. Uma das justificativas para a aprovação do projeto é o deficit entre o total de matriculados no ensino médio da rede pública do DF — 82 mil — e a quantidade de estudantes atendidos que têm acesso aos 17 CILs. São apenas 25% dos alunos matriculados na rede pública. Vale afirma que é grande o número de pessoas da comunidade de várias faixas etárias interessadas em aprender um segundo idioma.

Competir é o que importa

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, participou das Olimpíadas de Integração da Segurança Pública do DF em várias modalidades, com animação: natação, futebol de salão e cabo de guerra. Os jogos são um sucesso. Sandro não levou nenhuma medalha. Mas, como diz o ditado, o importante é competir…