15022024mf72-35075301 Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Cidadania quer candidatura de Cristovam em 2026

Publicado em CB.Poder

Por Ana Maria Campos — A executiva do Cidadania/DF abriu a discussão sobre o lançamento de candidatura majoritária pelo partido para 2026 e o nome do ex-senador Cristovam Buarque foi unânime.

> Alternativa 

Na última reunião dos partidos progressistas com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o PSB defendeu que as legendas deviam lançar pré-candidatos a governador, mantendo a posição de unidade do campo progressista, definindo o nome consensual mais à frente. O Cidadania está sugerindo o nome de Cristovam como alternativa. Mas, desde que deixou o Palácio do Buriti, ele nunca mais quis disputar o GDF. Por isso, poderia ser uma alternativa ao Senado.

> Governo Democrático e Popular

Neste ano, completam-se 30 anos da eleição de Cristovam Buarque ao Palácio do Buriti. Ele derrotou o candidato Valmir Campelo no segundo turno, apoiado por Maria de Lourdes Abadia. Ela disputou o Buriti pelo PSDB. Com a eleição de Cristovam, foi criado o chamado, à época, Governo Democrático e Popular. Vários programas nasceram ali e viraram nacionais, como o Bolsa Escola, o Poupança Escola e o Saúde em Casa. Foi realizada uma campanha de valorização à faixa de pedestres, que virou símbolo de Brasília.

> Esquerda

Secretário-geral do Cidadania, Marcelo Aguiar vai sugerir ao conjunto de partidos progressistas uma campanha com o slogan “Brasília não é extrema direita”.

——-

Três integrantes do MPDFT disputam vaga no STJ

Nesta terça-feira, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai eleger duas listas tríplices para as vagas abertas com as aposentadorias de Assussete Magalhães e Laurita Vaz. Na vaga do quinto constitucional do Ministério Público, há três candidatos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios: a ex-procuradora-geral de Justiça Eunice Amorim Carvalhido, viúva do ministro aposentado do STJ Hamilton Carvalhido, que morreu de covid-19 há três anos; o ex-procurador-geral de Justiça José Eduardo Sabo Paes, atual procurador distrital dos Direitos do Cidadão; e o promotor Flávio Augusto Milhomem, que atua em uma das Promotorias Militares do DF.

——-

Candidatos da PGR

Entre os integrantes da PGR no páreo para o STJ, estão o 02 do procurador-geral da República, Paulo Gonet, Hindemburgo Diniz Filho, a ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge (foto) e o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

——-

A hora da decisão

Nesta última semana para registro de candidaturas para a OAB-DF, três chapas ainda precisam se inscrever se realmente forem disputar. O grupo liderado pelo criminalista Cléber Lopes ainda não registrou candidatura, nem anunciou o nome para vice. Karolyne Guimarães deve ter o procurador de Justiça e ex-presidente da Terracap Antônio Gomes como vice e a conselheira federal Cristiane Damasceno fechou uma parceria com o advogado Alexandre Queiroz. Até ontem, duas chapas estavam inscritas. Everardo Gueiros concorre com a cor azul e o número 20, tendo a seu lado a advogada Rute Raquel Vieira Braga. O atual secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, vai de laranja, com o número 01. A advogada Roberta Queiroz foi inscrita como vice.

——-

Símbolo

A reeleição de Vilmar Calunga (PSB) em Cavalcante é simbólica. Ele foi o primeiro prefeito quilombola eleito do país e agora o primeiro reeleito. Também é a primeira vez que os eleitores da cidade votam para manter um prefeito no segundo mandato.

——-

Mandou bem

A organização japonesa Nihon Hidankyo foi escolhida para receber o prêmio Nobel da Paz de 2024. A instituição é um movimento popular de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki que luta por um mundo livre de armas nucleares.

Mandou mal

Seis pessoas testaram positivo para o HIV, depois de receberem transplante de órgãos no estado do Rio de Janeiro, pelo SUS. A falha teria sido cometida pelo laboratório, cujos exames não detectaram o vírus nos órgãos transplantados.

——-

Enquanto isso… Na sala de Justiça

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) prepara uma solenidade para a próxima sexta-feira. Será a posse dos desembargadores eleitorais Guilherme Pupe da Nóbrega e André Puppin Macedo, nomeados pelo presidente Lula para o biênio 2024-2026. Os dois advogados estarão no plenário para julgar registros e processos eleitorais no próximo pleito.

——-

Só papos

“No mundo plural, não existem unanimidades. Porém, não se mexe em instituições que estão funcionando e cumprindo bem a sua missão por injunções dos interesses políticos circunstanciais e dos ciclos eleitorais”

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, referindo-se aos projetos de lei que limitam poderes do STF

“Temos pressa na votação do projeto. Temos pressa, mas não é porque sejamos antidemocráticos ou porque queiramos atacar o Supremo; pelo contrário, o que nós queremos aqui é resgatar a democracia. Coitadinha da nossa democracia relativa, que está apanhando demais nos últimos tempos. São os algozes dessa democracia que precisam receber esse freio de arrumação”

Deputada federal Bia Kicis (PL-DF), ao votar a favor do projeto que abre a possibilidade de impeachment de ministros do STF que usurpem competência do Congresso