Por Arthur de Souza (interino) – Mais de um mês após o desastre, as lagoas de chorume formadas no aterro sanitário de Padre Bernardo (GO) continuam sem destinação final adequada. A situação representa risco ambiental, e a empresa responsável pela área, a Ouro Verde, pretende construir uma nova lagoa para reduzir a chance de rompimento das estruturas existentes.
Apesar de estar cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), a destinação do chorume não foi incluída nas ações emergenciais previstas no acordo. A secretária de Meio Ambiente de Padre Bernardo, Daiana Monteiro, disse à coluna que existe um risco real de rompimento das lagoas de chorumes. “Isso seria um dano ambiental sem precedentes. Esperamos que a empresa esteja atenta a isso. Estamos prontos para agir”, afirmou.
A Ouro Verde alegou não ter condições de transportar o resíduo até o aterro da Baru Ambiental, em Águas Lindas (GO), o que motivou a exclusão desta etapa do TAC. A previsão é de que, em um segundo momento, a própria Semad assuma o contrato com a Baru, abrindo caminho para a implementação de uma estação de tratamento e uma solução definitiva para o problema.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entrou para a trend do “há quantos meses vocês estão juntos?”, postando uma foto para cada ano em que está à frente do Palácio do Buriti. Na legenda, o chefe do Executivo local afirmou que está em “uma trajetória marcada por desafios, mas também por grandes conquistas para quem vive na nossa capital”. Será que a campanha para 2026 já começou?
Um sinal disso foi a reunião que o governador comandou, ontem, na Residência Oficial de Águas Claras, com secretários e presidentes de empresas, para alinhar as ações e prioridades do segundo semestre. À coluna, Ibaneis afirmou que a intenção foi deixar “tudo sob controle” até a sua saída, em abril, quando deve começar a focar em sua campanha para o Senado Federal. “Quero deixar todos alinhados para entregar um bom governo nas mãos da Celina (Leão)”, disse o chefe do Executivo local.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizará, amanhã, a cerimônia de formalização da passagem de comando da corporação. O coronel Leonardo Duarte Raslan passará o comando-geral ao coronel Moisés Alves Barcelos (foto), que foi nomeado pelo governador do DF em 29 de maio. O oficial tem mais de 30 anos de carreira, é piloto operacional de helicóptero e especialista em incêndios florestais. Antes, o coronel Barcelos ocupou o cargo de subcomandante-geral do CBMDF. A cerimônia ocorre na Academia de Bombeiro Militar (ABMIL), às 9h30.
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), repete o mantra de que é cedo para discutir o perfil do político que irá compor sua chapa para 2026, na disputa pelo governo. Mas no dia a dia da política goiana, a movimentação é intensa. No Entorno do DF, prefeitos, ex-prefeitos e deputados se colocaram à disposição. A pré-campanha de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência acelerou o tabuleiro, a boa aprovação do governo, que as pesquisas apontam ser superior a 80%, faz da vaga de vice um ativo estratégico. Os jogadores estão em campo…
O programa Nasce uma Estrela ultrapassou 1,5 mil atendimentos a gestantes e mães de recém-nascidos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa oferece muito mais que enxoval: proporciona escuta qualificada, orientação, fortalecimento emocional e acesso a políticas públicas. Agora, o programa — idealizado pela secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani — ganha um novo reforço com a campanha Educação Vem do Berço, que vai transformar uniformes escolares reciclados em kits para bebês, unindo sustentabilidade, cuidado e afeto desde os primeiros dias de vida.
Mulheres que sofreram mutilação nas mamas terão direito à cirurgia reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada, independentemente do motivo. É o que garante a Lei 15.171/2025, sancionada pelo governo federal na última sexta-feira. A nova norma amplia o direito à cirurgia para todas as mulheres que tenham sofrido mutilações, seja em decorrência de acidentes, doenças benignas, infecções ou episódios de violência, além de assegurar o acesso ao acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado.
A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) promove, no dia 28, a 7ª Reunião do Fórum Distrital de Políticas Públicas para Famílias Sustentáveis, colegiado formado pela sociedade civil e o governo, com o objetivo de acompanhar as políticas públicas voltadas para as famílias. Na ocasião, serão apresentadas as ações da secretaria em benefício das famílias do DF.
Brasília vai receber, nos dias 29 e 30, o Smart Gov ANCITI, um evento nacional sobre cidades inteligentes e inovação na gestão pública. Com o tema “IA Generativa para Governos: Da Inovação à Implementação Responsável”, o encontro busca fomentar o uso estratégico e ético da inteligência artificial na administração pública, abordando desde a formulação de políticas baseadas em dados até a aplicação concreta de tecnologias que otimizem serviços essenciais como saúde, educação, mobilidade e segurança. O evento reunirá lideranças políticas, especialistas e representantes do setor produtivo em torno de soluções tecnológicas para governos mais eficientes, digitais e próximos da população.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O orçamento do Distrito Federal para 2026, aprovado pelos deputados distritais…
ANA MARIA CAMPOS Um acordo livrou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da cassação do mandato…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A vice-governadora Celina Leão (PP) esteve na festa do Prêmio JK…
Em uma votação unânime, a Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (09/12) o projeto de lei…
ANA MARIA CAMPOS Em plena madrugada, a Câmara dos Deputados concluiu às 2h34 desta quarta-feira…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL Trabalhadores da limpeza do Palácio do Buriti desempenham atividades em condições…