Por Arthur de Souza (interino) – Mais de um mês após o desastre, as lagoas de chorume formadas no aterro sanitário de Padre Bernardo (GO) continuam sem destinação final adequada. A situação representa risco ambiental, e a empresa responsável pela área, a Ouro Verde, pretende construir uma nova lagoa para reduzir a chance de rompimento das estruturas existentes.
Risco de nova tragédia
Apesar de estar cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), a destinação do chorume não foi incluída nas ações emergenciais previstas no acordo. A secretária de Meio Ambiente de Padre Bernardo, Daiana Monteiro, disse à coluna que existe um risco real de rompimento das lagoas de chorumes. “Isso seria um dano ambiental sem precedentes. Esperamos que a empresa esteja atenta a isso. Estamos prontos para agir”, afirmou.
Estação de tratamento
A Ouro Verde alegou não ter condições de transportar o resíduo até o aterro da Baru Ambiental, em Águas Lindas (GO), o que motivou a exclusão desta etapa do TAC. A previsão é de que, em um segundo momento, a própria Semad assuma o contrato com a Baru, abrindo caminho para a implementação de uma estação de tratamento e uma solução definitiva para o problema.
Entrando na onda
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entrou para a trend do “há quantos meses vocês estão juntos?”, postando uma foto para cada ano em que está à frente do Palácio do Buriti. Na legenda, o chefe do Executivo local afirmou que está em “uma trajetória marcada por desafios, mas também por grandes conquistas para quem vive na nossa capital”. Será que a campanha para 2026 já começou?
Alinhamento
Um sinal disso foi a reunião que o governador comandou, ontem, na Residência Oficial de Águas Claras, com secretários e presidentes de empresas, para alinhar as ações e prioridades do segundo semestre. À coluna, Ibaneis afirmou que a intenção foi deixar “tudo sob controle” até a sua saída, em abril, quando deve começar a focar em sua campanha para o Senado Federal. “Quero deixar todos alinhados para entregar um bom governo nas mãos da Celina (Leão)”, disse o chefe do Executivo local.
Troca no comando
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizará, amanhã, a cerimônia de formalização da passagem de comando da corporação. O coronel Leonardo Duarte Raslan passará o comando-geral ao coronel Moisés Alves Barcelos (foto), que foi nomeado pelo governador do DF em 29 de maio. O oficial tem mais de 30 anos de carreira, é piloto operacional de helicóptero e especialista em incêndios florestais. Antes, o coronel Barcelos ocupou o cargo de subcomandante-geral do CBMDF. A cerimônia ocorre na Academia de Bombeiro Militar (ABMIL), às 9h30.
Vaga cobiçada
O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), repete o mantra de que é cedo para discutir o perfil do político que irá compor sua chapa para 2026, na disputa pelo governo. Mas no dia a dia da política goiana, a movimentação é intensa. No Entorno do DF, prefeitos, ex-prefeitos e deputados se colocaram à disposição. A pré-campanha de Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência acelerou o tabuleiro, a boa aprovação do governo, que as pesquisas apontam ser superior a 80%, faz da vaga de vice um ativo estratégico. Os jogadores estão em campo…
Novo reforço
O programa Nasce uma Estrela ultrapassou 1,5 mil atendimentos a gestantes e mães de recém-nascidos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa oferece muito mais que enxoval: proporciona escuta qualificada, orientação, fortalecimento emocional e acesso a políticas públicas. Agora, o programa — idealizado pela secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani — ganha um novo reforço com a campanha Educação Vem do Berço, que vai transformar uniformes escolares reciclados em kits para bebês, unindo sustentabilidade, cuidado e afeto desde os primeiros dias de vida.
Direito ampliado
Mulheres que sofreram mutilação nas mamas terão direito à cirurgia reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada, independentemente do motivo. É o que garante a Lei 15.171/2025, sancionada pelo governo federal na última sexta-feira. A nova norma amplia o direito à cirurgia para todas as mulheres que tenham sofrido mutilações, seja em decorrência de acidentes, doenças benignas, infecções ou episódios de violência, além de assegurar o acesso ao acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado.
Políticas para as famílias
A Secretaria da Família e Juventude (SEFJ-DF) promove, no dia 28, a 7ª Reunião do Fórum Distrital de Políticas Públicas para Famílias Sustentáveis, colegiado formado pela sociedade civil e o governo, com o objetivo de acompanhar as políticas públicas voltadas para as famílias. Na ocasião, serão apresentadas as ações da secretaria em benefício das famílias do DF.
Gestão tecnológica
Brasília vai receber, nos dias 29 e 30, o Smart Gov ANCITI, um evento nacional sobre cidades inteligentes e inovação na gestão pública. Com o tema “IA Generativa para Governos: Da Inovação à Implementação Responsável”, o encontro busca fomentar o uso estratégico e ético da inteligência artificial na administração pública, abordando desde a formulação de políticas baseadas em dados até a aplicação concreta de tecnologias que otimizem serviços essenciais como saúde, educação, mobilidade e segurança. O evento reunirá lideranças políticas, especialistas e representantes do setor produtivo em torno de soluções tecnológicas para governos mais eficientes, digitais e próximos da população.

