O deputado distrital Chico Vigilante (PT) cobrou do presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Rafael Prudente (MDB), a instauração de uma investigação interna para apurar eventuais lesões à ética parlamentar por parte dos deputados investigados nas Operações Alpha 19 e Cidade Livre do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e da Polícia Civil do DF.
Os 15 mandados de busca e apreensão foram deflagradas na manhã desta quarta-feira (16/12) e apuram os crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, dispensa ilegal de licitação, prevaricação e de falsidade ideológica, na Administração Regional do Núcleo Bandeirante.
O distrital José Gomes (PSB) foi o principal alvo. Os investigadores fizeram apreensões na casa e no gabinete do parlamentar.
Em nota, Chico Vigilante afirmou que “mais uma vez, a imagem do Poder Legislativo do DF fica manchada.”
O petista defendeu que todos têm direito à ampla defesa prevista na legislação penal, porém, “é preciso que o presidente Rafael Prudente instaure investigação interna para que os fatos levantados nesse procedimento policial não fique apenas nas questões criminais. É preciso de apuração de eventuais lesões à ética parlamentar”, completa.
Vigilante é o autor da representação por abuso de poder econômico que levou à cassação do mandato do José Gomes na Justiça Eleitoral. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão. Mas uma liminar do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), o manteve no cargo.
Procurada pela reportagem, a CLDF informou que, em breve, irá se manifestar oficialmente em relação ao caso.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…