Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal denunciados por omissão no policiamento da Praça dos Três Poderes no 8 de Janeiro de 2023.
Eles foram condenados a 16 anos de prisão. Depois dos votos do relator, Alexandre de Moraes, Flavio Dino e Cristiano Zanin, a ministra Cármen Lúcia (foto) acompanhou ontem a posição dos colegas da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em julgamento ocorrido em plenário virtual.
Foram condenados os coronéis Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral; Klépter Rosa Gonçalves, ex-subcomandante; Jorge Eduardo Naime, ex-chefe do DOP; Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, ex-subchefe do DOP; e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º CPR.
Todos são militares experientes, respeitados e queridos pelos colegas. Dois oficiais denunciados pela Procuradoria-Geral da República foram absolvidos por unanimidade: major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins, por ausência de provas de contribuição causal relevante e ausência de dolo.
Crimes
Os policiais militares foram condenados por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do CP): 5 anos; tentativa de golpe de Estado (art. 359-M do CP): 6 anos; dano qualificado pela violência, grave ameaça e considerável prejuízo (art. 163, parágrafo único, I, III e IV): 2 anos e 6 meses, 50 dias-multa; deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da lei 9.605/98): 2 anos e 6 meses, 50 dias-multa.
Papudinha
Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal denunciados por omissão no policiamento da Praça dos Três Poderes no 8 de Janeiro. Eles foram condenados a 16 anos de prisão. Depois dos votos do relator, Alexandre de Moraes, Flavio Dino e Cristiano Zanin, a ministra Cármen Lúcia acompanhou ontem a posição dos colegas da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Foram condenados os coronéis Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral; Klépter Rosa Gonçalves, ex-subcomandante; Jorge Eduardo Naime, ex-chefe do DOP; Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, ex-subchefe do DOP; e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-comandante do 1º CPR.
Todos são militares experientes, respeitados e queridos pelos colegas. Dois oficiais denunciados pela Procuradoria-Geral da República foram absolvidos por unanimidade: major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins por ausência de prova de contribuição causal relevante e ausência de dolo.
Crimes
Os policiais militares foram condenados por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do CP): 5 anos; tentativa de golpe de Estado (art. 359-M do CP): 6 anos; dano qualificado pela violência, grave ameaça e considerável prejuízo (art. 163, parágrafo único, I, III e IV): 2 anos e 6 meses, 50 dias-multa deterioração de patrimônio tombado (art. 62, I, da lei 9.605/98): 2 anos e 6 meses, 50 dias-multa.
Papudinha
Os coronéis condenados pelo 8 de Janeiro devem cumprir pena no mesmo lugar para onde foi designado o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres: o 19° Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…