Coluna Eixo Capital, publicada em 13 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos
No fim de semana, o grupo que está no comando da OAB-DF se reuniu para um encontro amistoso de olho no pleito de novembro, quando está em jogo a sucessão do atual presidente, Délio Lins e Silva Jr. O pré-candidato da situação, Paulo Maurício Siqueira, o Poli, obteve o apoio da advogada Renata Amaral, terceira colocada na última eleição, como a coluna mostrou na semana passada, e agora discute quem assumirá a vice-presidência na chapa. Hoje, o nome mais forte é o da atual vice-secretária-geral da OAB-DF, Roberta Queiroz.
25 anos de carreira
O escritório Barreto Dolabella Advogados promoveu, na semana passada, uma confraternização para celebrar os 25 anos de carreira do advogado Cléber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF. O evento reuniu amigos e parceiros numa celebração também pelos 15 anos do escritório.
Para respeitar os idosos
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) promoveu na última sexta-feira o lançamento do livro O Paradoxo da Idade no Brasil — Um país jovem que envelheceu rapidamente. A obra foi organizada pela juíza Monize da Silva Freitas Marques, auxiliar da Corregedoria da Justiça do DF, titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ceilândia e Coordenadora da Central Judicial da Pessoa Idosa (CJI). A magistrada teve a parceria da professora Virna de Barros Nunes Figueiredo. Na abertura do evento, o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, agradeceu a presença dos convidados e elogiou a autora: “Uma magistrada exemplar e dedicada à prestação de serviços”. Belinati ressaltou que o respeito aos idosos dever ser prioridade nas famílias e na sociedade.
Curso inovador sobre enfrentamento à violência digital contra a mulher
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) promoveu, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados (CEAPD), um curso pioneiro sobre Enfrentamento da Violência Digital Contra a Mulher, voltado para servidores da segurança pública do DF. O curso foi coordenado pelo diretor acadêmico do CEAPD, Fabrício da Mota Alves, e pela pesquisadora Giovanna Milanese, e contou com a organização e planejamento do advogado Rodrigo Badaró e da advogada Deborah Toni, diretores e sócios da edtech. Encerrado na semana passada, o curso, que teve um corpo docente qualificado e diversificado, capacitou 60 profissionais das forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-DF. O programa abordou temas cruciais como Direito Penal Informático, investigação criminal tecnológica, e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no contexto dos órgãos da SSP-DF. Além disso, discutiu profundamente as formas de violência de gênero no ambiente digital, incluindo misoginia, violência psicológica, sexual, moral e patrimonial, oferecendo aos servidores ferramentas práticas para reconhecer e combater essas manifestações de violência por meio do uso da tecnologia.
Feliz aniversário!
A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia completa 80 anos amanhã, quando será celebrada uma missa em ação de graças no Santuário Dom Bosco, às 19h30. Abadia conhece como poucas pessoas a história de Brasília, participou de grande parte dela. Parabéns!
Cultura de precedentes
O sócio das áreas de Tribunais Superiores e Direito Sancionador do BMA Advogados e professor da Faculdade de Direito da UnB, André Macedo de Oliveira, lança, nesta semana, seu novo livro Cultura de Precedentes e o Papel do Superior Tribunal de Justiça. A obra é composta por três partes: o processo civil no contexto da crise do Poder Judiciário no Brasil; o sistema de precedentes no direito processual brasileiro e o papel do Superior Tribunal de Justiça; e analisa os desafios da cultura de precedentes no direito processual brasileiro e no STJ. O livro é fruto da pesquisa de pós-doutorado do advogado realizada na Faculdade de Direito da UERJ. O lançamento será amanhã, às 18h, na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal no Supremo Tribunal Federal, Brasília.
Kokay: “PL quis cantar de galo”
A deputada federal Érika Kokay (PT-DF) criticou a postura do PL nas eleições da Mesa Diretora da Câmara Legislativa pata o biênio 2025-2026, realizadas na semana passada. “O PL do DF cantou de galo. Vimos na imprensa a bancada junto com Bia Kicis, presidente distrital do partido e Valdemar da Costa Neto, presidente nacional, condicionarem o apoio a Wellington Luiz à retirada do PT da vice-presidência da CLDF. Quiseram dar um golpe no acordo dos partidos. De golpes, aliás, eles entendem bem. Só não assimilam bem as derrotas das suas investidas. Depois, completamente isolados, e de forma envergonhada, fizeram o quê? Votaram em Ricardo Vale, do PT, para a vice-presidência da casa”, afirmou a petista.
Na torcida por mais um medalhista brasiliense em Paris
Mais um brasiliense se prepara para brilhar em Paris. De Brasília, Sérgio Oliva nasceu com paralisia cerebral triplegia. Membro da Seleção Brasileira de Hipismo há 20 anos, o atleta já conquistou medalhas de ouro em quase todos os eventos que disputou, e participou de diversos campeonatos brasileiros, sul-americanos e mundiais, além dos jogos Parapan-Americanos e Paralímpicos. Agora vai competir nas Paralimpíadas da capital francesa, com o patrocínio da Eletrobras.