Por Ana Maria Campos — Pareceu o lançamento da pré-candidatura de Celina Leão ao Palácio do Buriti. Esse foi o comentário geral entre os políticos que estiveram ontem na solenidade de concessão do título de cidadã honorária de Brasília à vice-governadora. Integrantes do governo, parlamentares federais, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador Ibaneis Rocha (MDB) ocuparam a mesa do evento promovido pelo presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), e pelo deputado distrital Pepa (PP). Celina se emocionou quando o deputado Joaquim Roriz Neto (PL) leu uma carta da mãe dele, a ex-deputada Jaqueline Roriz. Foi ao lado da família Roriz que Celina estreou na política.
Depois de 14 anos, o ex-procurador-geral de Justiça do DF Leonardo Bandarra foi absolvido da denúncia mais emblemática para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na Operação Caixa de Pandora: a de vazamento de dados da Operação Megabyte para o principal alvo, Durval Barbosa. Bandarra foi absolvido por oito votos a cinco. O relator do processo, desembargador Néviton Guedes concluiu que não há elementos de prova da acusação, a não ser a palavra de Durval, que fez acordo de delação premiada. Bandarra está há mais de 10 anos afastado do cargo e não recebe salário. Neste processo, ele foi acusado de violação do sigilo funcional. A denúncia aponta que Bandarra repassou a Durval dados da investigação, conduzida pelo MPDFT, sobre um esquema de corrupção liderado por ele com empresas de informática. A apuração levou ao cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa de Durval e nas empresas investigadas. O caso foi considerado inusitado porque Bandarra era o chefe da instituição que desbaratou os contratos que resultaram em desvios milionários.
Leonardo Bandarra foi absolvido até agora em todos os processos criminais da Operação Caixa de Pandora. Restam ações de improbidade administrativa relacionadas aos mesmos fatos, inclusive a que pede a perda do cargo. Mas a advogada Gabriela Benfica, que representa o ex-procurador-geral de Justiça, diz que vai juntar as decisões favoráveis na área penal. Segundo ela, a nova lei de improbidade administrativa estabelece que os processos criminais têm impacto nos cíveis.
……
A ministra Daniela Teixeira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), teve alta médica ontem e retorna hoje a Brasília, depois de passar por um procedimento no coração, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela está animada e disposta a levar uma vida diferente, com menos estresse, mais exercícios físicos e alimentação saudável. Desde que assumiu o gabinete no STJ, Daniela tem trabalhado 12 horas por dia nos milhares de processos que herdou.
Na nova comissão executiva nacional do União Brasil, eleita ontem, o senador Sergio Moro (PR) foi escolhido suplente.
O presidente regional do União Brasil, Manoel Arruda, trabalhou muito nos últimos dias no embate entre Antonio de Rueda, vice-presidente eleito presidente, e o ex-presidente, Luciano Bivar. Arruda é do grupo político de Rueda e deve ser uma aposta eleitoral do partido em 2026.
Distrito Federal e Entorno vão ganhar o primeiro abatedouro de frango caipira da região. A estrutura será montada dentro do Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus de Planaltina, uma das maiores escolas agrícolas do país. A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que está apoiando o projeto com recursos de emenda parlamentar, em parceria com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), entende que a iniciativa representa um grande avanço para a comunidade acadêmica e para a cadeia produtiva da região. “Além de contribuir com toda a cadeia agrícola do DF e Entorno, essa iniciativa traz segurança jurídica para os pequenos produtores”, destaca a distrital. A previsão do IFB é que a licitação ocorra neste mês e as obras sejam concluídas ano que vem.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, recebeu ontem o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e o deputado Roosevelt Vilela (PL) em audiência para tratar de questões sobre a segurança pública do DF. Izalci falou sobre as remunerações de policiais civis e militares e integrantes do Corpo de Bombeiros, para desfazer a máxima de que são os mais bem pagos do país.
As Associações de Mergulho, Pesca Sub e Apneia do Distrito Federal promovem hoje uma iniciativa em favor do Lago Paranoá e do meio ambiente. Cerca de 50 pessoas, entre mergulhadores e pessoas em apoio ao projeto, vão passar a manhã recolhendo lixo submerso nas águas do nosso lago. Trata-se de um trabalho voluntário, coordenado pelo presidente da Pesca Sub, Marcelo Reisman, em benefício da despoluição desse patrimônio natural dos brasilienses. A iniciativa tem o apoio de órgãos do GDF, como Caesb e SLU, e entidades como a Fibra.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…