Celina Leão anuncia reajuste de 43% para catadores de lixo

Compartilhe

Por Ana Maria Campos – A governadora em exercício Celina Leão (PP) anunciou ontem o reajuste de 43% no valor pago a catadores de lixo pela tonelada de material reciclável. A medida atende as cooperativas que terão seus contratos revistos. Celina esteve com o deputado distrital Gabriel Magno (PT) que defendeu um ajuste nos contratos que estavam com valores baixos, enquanto as cooperativas têm custos elevados. Celina se comprometeu a buscar soluções. Ela também conversou por telefone com o ex-governador Rodrigo Rollemberg, secretário de Energia Verde, Descarbonização e Biondústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Rollemberg disse que um gesto em defesa da categoria agradaria Lula, que recebeu a faixa de presidente da catadora Aline Souza.

Vitória do amor

Hoje é dia de festa para o deputado Fábio Félix (PSol). Ele vai ao cartório com o noivo, o publicitário Leonardo Domiciano, para oficializar a união. Os dois estão juntos há seis anos. Ativista da causa LGBTQIA , Félix é o primeiro deputado assumidamente gay da Câmara Legislativa e é o campeão de votos da história das eleições do DF.

Nova identidade sem custo

Por falar em Fábio Félix e bandeira LGBTQIA , está pronto para análise da sanção o projeto de autoria do deputado que libera de taxa a emissão de carteira de identidade para retificação de nome civil ou de sexo ou gênero de pessoas travestis e transexuais.

Dia importante para a recomposição salarial da segurança

Está prevista para hoje a análise do PLN 12 referente à recomposição salarial das forças de segurança do DF na Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, no Congresso. Em discussão, a adequação orçamentária para a inclusão do reajuste neste ano. O deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos-DF) é o relator. O impacto financeiro estimado no exercício de 2023, segundo o estudo do parlamentar, será de R$ 372,2 milhões, e de R$ 685 milhões na despesa anualizada. No entanto, a alteração não resultará em aumento de despesa. O reajuste se dará a partir das dotações já autorizadas ao GDF, no âmbito dos limites disponíveis nas programações do Fundo Constitucional do DF. Vencida essa etapa, para entrar nos contracheques dos policiais civis, policiais militares e bombeiros militares, o presidente Lula ainda precisa editar uma Medida Provisória (MP) autorizando o aumento.

Recompensa

Indicação do senador Ciro Nogueira (PP-PI) nos primeiros anos do governo Ibaneis, Gilberto Occhi pode assumir a presidência da Caixa Econômica Federal, por indicação do centrão, como recompensa pela aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados. No DF, Occhi foi presidente da Terracap e do Iges. Ex-ministro das Cidades no governo de Dilma Rousseff e da Saúde, no governo Temer, ele agora pode substituir Rita Serrano.

thaysmartins

Posts recentes

  • CB.Poder

Cleber Lopes constrói unidade para concorrer à OAB-DF

No projeto de concorrer à presidência da OAB-DF em novembro, o criminalista Cleber Lopes conquistou,…

13 horas atrás
  • CB.Poder

“Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto”, diz Leandro Grass

Leia a entrevista de Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional…

13 horas atrás
  • CB.Poder

Thaís Riedel decide apoiar Cleber Lopes para a disputa à presidência da OAB-DF

ANA MARIA CAMPOS Candidata à presidência da OAB-DF na última eleição, a advogada Thaís Riedel…

2 dias atrás
  • CB.Poder

“O agronegócio é um setor estratégico para o desenvolvimento do DF”, diz Pepa

CB.Poder entrevista o deputado distrital Pepa (PP), presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento…

2 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Cães da PMDF trabalham no resgate e no policiamento no Rio Grande do Sul

Por Ana Maria Campos — A tragédia climática no Rio Grande do Sul tem produzido…

2 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

TJDFT recebe mais de mil pedidos de registros civis

Por Ana Maria Campos — Ao participar da solenidade de abertura da segunda edição da…

3 dias atrás