O secretário de Meio Ambiente do DF, Sarney Filho, acaba de entregar a carta de exoneração ao governador Ibaneis Rocha (MDB).
Ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho assumiu o cargo no primeiro dia de mandato de Ibaneis e permaneceu até o fim. Agora pretende descansar uns dias antes de tocar novos projetos.
Na carta ao governador, Sarney agradeceu pelo apoio e confiança e fez um balanço de sua gestão. “Desde que assumi a Secretaria, avançamos na gestão ambiental e no compromisso com o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal”, afirmou.
No lugar de Sarney Filho, Ibaneis vai nomear o deputado distrital Daniel Donizet (PL). Em entrevista publicada hoje (30) na coluna Eixo Capital, o parlamentar diz que foi convidado e assumirá em janeiro. “Tive a honra de ser convidado pelo governador Ibaneis para assumir a Secretaria do Meio Ambiente. Devo tomar posse agora em janeiro. É uma grande vitória”, afirmou.
A seguir a carta, que já estava pronta desde 19 de dezembro.
Excelentíssimo Senhor Governador,
Comunico a Vossa Excelência meu pedido de exoneração do cargo de Secretário de Estado do Meio Ambiente do seu Governo, e agradeço pelo inestimável apoio e pela confiança que me dedicou durante todo esse período em que trabalhamos juntos.
Desde que assumi a Secretaria, avançamos na gestão ambiental e no compromisso com o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal. Cultivamos o diálogo institucional tanto interfederativo quanto interno — com os demais órgãos do GDF —, bem como com a sociedade civil, o setor produtivo e a academia, buscando articular os esforços necessários para colocar a política ambiental distrital nos trilhos da sustentabilidade.
Elaboramos e implantamos instrumentos normativos e tecnológicos, de maneira a promover a segurança jurídica e a agilidade dos processos, garantindo que o crescimento de Brasília possa se dar com a proteção dos recursos naturais. Demos ênfase à transparência e à educação ambiental, objetivando ampliar a participação da sociedade na construção das políticas públicas de meio ambiente.
Trabalhamos intensamente nas agendas territorial, hídrica e climática, temas transversais, que mereceram ações das diferentes unidades da Secretaria, em articulação com outras pastas. Fortalecemos nosso protagonismo internacional, abrindo novas portas para a promoção de uma economia de baixo carbono no DF.
Algumas de nossas ações, como o Complexo Integrado de Reciclagem, a Contribuição Distritalmente Determinada e seus Planos de Mitigação e Adaptação, além do Sistema Distrital de Informações Ambientais – SISDIA — para citar apenas três — são hoje referência para todo o país e, até mesmo, de repercussão internacional.
Enfrentamos, pois, com sucesso, grandes desafios do setor do ambiental. Com uma equipe dedicada e competente, tivemos conquistas robustas, que representam um legado substancial de seu governo para a sociedade brasiliense.
Mais uma vez, Senhor Governador, quero expressar minha estima e gratidão.
Respeitosamente,
SARNEY FILHO
Secretário de Estado do Meio Ambiente
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…