Coluna Eixo Capital publicada no domingo, dia 17 de agosto de 2025, por Ana Maria Campos — A semana fechou com um acordo político-eleitoral entre o PSB e o Cidadania. Depois da paquera e namoro, saiu o noivado. O compromisso será firmado em 2026, com uma federação. Os dois partidos reúnem, no DF, dois ex-governadores — Cristovam Buarque (Cidadania) e Rodrigo Rollemberg (PSB) — que também foram senadores. Os dois agora pretendem disputar mandatos de deputados federais. O candidato do grupo ao Palácio do Buriti é Ricardo Cappelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Valdir Oliveira é o coringa das eleições. Pode entrar em qualquer posição.
Festa
Rodrigo Rollemberg comemorou, com samba e cerveja, seu mandato de deputado federal, conquistado depois de muita luta no STF. Amigos, aliados e familiares participaram, ontem, da festa.
Pressa para entrar em vigor
Relator do Projeto de Lei Complementar que institui o novo Código Eleitoral, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) pretende levar seu texto à votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na quarta-feira, a partir das 9h. O projeto precisa ser sancionado e estar em vigor até 3 de outubro deste ano para que possa ser aplicado nas eleições de 2026.
Jornalistas mais admirados
A diretora de Redação do Correio Braziliense, Ana Dubeux, foi eleita para integrar a lista dos 100 jornalistas mais admirados do Brasil. Organizado pela publicação Jornalistas&Cia, o prêmio reúne indicações de profissionais de comunicação de todo o Brasil e reconhece aqueles que se destacam em diferentes áreas de atuação
Política e meio ambiente
O PP-DF, partido da vice-governadora Celina Leão, promoveu, ontem, o projeto +Pet do PP, na Prainha do Lago Paranoá. Foi promovida limpeza do lago com mergulhadores, adoção de pets, doação de mudas e atividades educativas. A ação rendeu 50 novas filiações e reforça o compromisso do partido com o meio ambiente.
Mandou bem
A semana foi de conquistas para as mulheres. O Senado aprovou a indicação da procuradora Maria Marluce Caldas, para o STJ, e da advogada Verônica Abdalla Sterman, para o Superior Tribunal Militar (STM).
Mandou mal
Um servidor do gabinete do senador Izalci Lucas (PL-DF) foi preso pela Polícia Civil do DF, flagrado em indícios de tráfico de drogas. Ele estava sendo monitorado e teria sido flagrado vendendo drogas no Setor Hoteleiro Norte.
Só Papos
“O Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas. Como vocês sabem, eles nos cobram tarifas enormes, muito maiores do que as que cobramos, e basicamente nem estávamos cobrando nada” — Presidente Donald Trump
“Ele (Trump) resolveu contar algumas mentiras sobre o Brasil. E nós estamos desmentindo. Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro” — Presidente Lula
Enquanto isso.. Na sala de Justiça
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa realiza audiência pública, na manhã da próxima terça-feira, para sabatinar Márcio Wanderley de Azevedo, indicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) ao cargo de Procurador-Geral do Distrito Federal. O relator do processo será o presidente da CCJ, deputado Thiago Manzoni (PL). Também são membros da comissão os deputados Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSOL), Iolando (MDB) e Robério Negreiros (PSD).
A pergunta que não quer calar
O ministro Alexandre de Moraes será vice-presidente no biênio 2025-2027, como será o magistrado na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2027-2029, primeiro e segundo anos do próximo mandato no Palácio do Planalto e dos próximos congressistas, muitos dos quais serão eleitos para enfrentá-lo?

