Campanha no Ministério Público pela vaga de desembargador do TJ

Compartilhe

A campanha para a vaga do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) na nova composição do Tribunal de Justiça do DF já começou. Pelo menos cinco procuradores já são considerados candidatos à vaga da instituição aberta a partir da ampliação do plenário, com mais oito desembargadores. Estão no páreo, segundo a avaliação de colegas: os ex-procuradores-gerais de Justiça do DF Eunice Amorim Carvalho, José Eduardo Sabo Paes e Eduardo Albuquerque (fotos), além de José Firmo Reis Soub e Vítor Fernandes Gonçalves. A votação interna deve ocorrer na próxima semana. Os membros do MPDFT vão eleger uma lista sêxtupla que será submetida ao pleno do Tribunal de Justiça. Três nomes são enviados à Presidência da República para nomeação.

Apoio
Mais votado na última lista tríplice para o Tribunal de Justiça, o procurador José Firmo Reis Soub tem um cabo eleitoral respeitado entre os magistrados do DF. O ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), telefonou para alguns desembargadores e pediu apoio ao candidato. Firmo foi o vice-procurador-geral de Justiça no mandato de Schietti como chefe do Ministério Público do DF, entre 2004 e 2006.

A depender
Entre desembargadores, há uma expectativa de que o procurador Diaulas Ribeiro, sempre muito bem votado nas eleições do Ministério Público, também concorra à vaga no Tribunal de Justiça. Ele ainda não tomou uma decisão, mas tem sido incentivado por colegas a concorrer à sucessão do procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Publicado por
Helena Mader

Posts recentes

  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

2 horas atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

3 dias atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Entrando em 2026: o ano-novo das autoridades de Brasília

A vice-governadora Celina Leão (PP) passou o réveillon na Esplanada dos Ministérios, acompanhando os shows…

5 dias atrás