Principal articuladora da escolha do futuro integrante do Tribunal de Contas e potencial candidata à vaga, a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PDT), é uma das autoras do projeto que prevê concurso público para conselheiro do TCDF. O projeto foi apresentado em 2013 e será debatido na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da próxima terça-feira (25) – justamente no ápice da disputa pelo posto. A proposta de emenda à Lei Orgânica prevê a realização de concurso de provas e títulos para escolha dos membros do TCDF. A relatora, deputada Sandra Faraj (SD), deu parecer favorável ao projeto.
Apresentado em 2013, o projeto de emenda à Lei Orgânica é assinado pelos deputados Celina Leão (PDT), Robério Negreiros (PMDB), Welington Luiz (PMDB) e Joe Vale (PDT) e pelos ex-distritais Rôney Nemer, Aylton Gomes, Benedito Domingos e Eliana Pedrosa.
“O perfil dos indicados nem sempre atende às exigências técnicas necessárias ao bom desempenho do cargo. Normalmente, as indicações recaem sobre políticos que apoiam quem fará a indicação, mas que nem sempre estão aptos tecnicamente a exercer a tarefa”, diz trecho da proposta. “A indicação política, nos moldes atuais, faz com que o indicado mantenha vinculação com o grupo político que apoiou sua indicação, em prejuízo da independência necessária”. Será que essas críticas se encaixam nos atuais candidatos?