Câmara Legislativa vai debater mudanças no programa habitacional e na relação com cooperativas

Compartilhe

O Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou que o governo não repasse imóveis prontos por intermédio de cooperativas habitacionais. Esse tem sido um dos principais eixos da política de moradia do DF nas últimas décadas mas, para a Corte, as entidades devem construir os empreendimentos com recursos próprios, caso queiram fazer parcerias com o GDF. Um projeto em trâmite na Câmara Legislativa, entretanto, altera a política habitacional do governo e prevê a destinação de recursos públicos para associações habitacionais.

Contra determinações do TCDF
O projeto de lei 1469/2017, de iniciativa do deputado Rodrigo Delmasso (Podemos), líder do governo, prevê a criação do Programa Autogestão na Moradia, destinado à construção de empreendimentos habitacionais para a população de baixa renda, em parceria com cooperativas. A iniciativa destina recursos para entidades comprarem terrenos, construírem unidades habitacionais e implantarem a infraestrutura pública. Pela proposta, o programa seria mantido com recursos do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social. Pelo menos 25% do montante desse fundo seriam destinados ao novo programa habitacional.

Problemas futuros
Leis de autoria de deputados distritais que criam regras para a política habitacional do Distrito Federal são sistematicamente questionadas na Justiça. O Ministério Público do Distrito Federal entende que definir as regras para a política de moradia é uma atribuição específica do Executivo. Este ano, o MP já entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra uma lei de autoria do deputado Agaciel Maia (PR) que assegurava aos pioneiros e aos filhos de pioneiros nascidos em Brasília prioridade no Plano Distrital de Habitação de Interesse Social do governo. Ainda não houve decisão.

Helena Mader

Repórter do Correio desde 2004. Estudou jornalismo na UnB e na Université Stendhal Grenoble III, na França, e tem especialização em Novas Mídias pelo Uniceub.

Posts recentes

  • CB.Poder

Rodovalho pode ser o líder espiritual de Bolsonaro na prisão

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Bispo Robson Rodovalho pode ser um…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

6 dias atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

1 semana atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

1 semana atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

1 semana atrás